• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Corpo de Bombeiros lança projeto “São João Seguro”

56sdf46sda5g4sd65

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou na manhã desta terça-feira (24) o lançamento do Projeto “São João Seguro”. A inciativa realizada pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) visa orientar alunos das escolas públicas e particulares sobre a prevenção de acidentes com fogos de artifício e fogueiras, além de passar conhecimentos de primeiros socorros. O lançamento aconteceu na sede do Diretoria, em Aracaju, com 90 alunos do Colégio Estadual John Kennedy, com realização de palestras e distribuição de cartilhas educativas.

“Além da cartilha, estamos lançando também um vídeo, que nós solicitamos aos alunos que repliquem. Com isso nós acreditamos que haverá um alcance significativo. Eles serão multiplicadores, levando informação sobre segurança para familiares e amigos. A forma mais eficiente de trabalhar com segurança é através da prevenção”, afirmou o Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP), coronel Douglas Morais.

O lançamento contou com a participação da diretora do colégio John Kennedy, Armênia Christina, e da diretora de educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães. “Esse projeto é muito bem-vindo, mas sobretudo ele é necessário. Além da conscientização em relação ao uso, vocês mostram o que é possível fazer diante de um acidente. Ao Corpo de Bombeiros, nossa gratidão pelo apoio, pelo trabalho que tem sido feito, pela parceria em vários momentos e que esse projeto chegue a muitas escolas”, afirmou a diretora de educação.

Projeto

O projeto foi idealizado pelo subtenente Luiz Marinho. “Há alguns anos eu trabalhava em Estância, quando um menino perdeu todos os dedos das mãos por conta de uma espada. Realizamos os primeiros socorros e conduzimos ao hospital. Para evitar situações como essa, foi pensado esse projeto, visando conscientizar as crianças e adolescentes sobre os perigos dos fogos de artifício”, contou.

Segundo ele, o projeto segue até o final de junho, realizando palestras de segunda a sexta-feira. “Temos uma estimativa de atingir 5 mil alunos. Já temos algumas escolas tanto na capital quanto no interior com palestras agendadas e aquelas que tenham interesse podem solicitar a participação através do site da corporação (www.cbm.se.gov.br). Tem um espaço de serviços, onde o responsável pode solicitar palestras”, disse o subtenente Marinho.

Dicas de segurança
 

Confira algumas dicas de segurança para o uso de fogos de artifício e fogueiras: compre apenas em locais especializados e liberados pelo Corpo de Bombeiros; siga as indicações de idade e uso do fabricante; crianças só devem fazer uso de fogos com a supervisão de um adulto; não carregue fogos no bolso nem armazene em casa, pois podem causar acidentes; solte fogos em locais seguros, afastado de pessoas, veículos e postos de combustíveis; não solte fogos dentro de latas, garrafas ou tubulações; evite soltar os fogos em contato direto com as mãos ou próximo ao rosto; evite soltar fogos próximo a animais, pessoas idosas ou com sensibilidade ao barulho e luminosidade; não tente pular a fogueira, pois há risco de cair e sofrer queimaduras graves; fogueiras devem estar longe de matas, produtos inflamáveis ou fiação elétrica; não deixe fogueira acesa sem supervisão.

Fonte: SSP/SE

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui