Supermercado Couto

Festa do Mastro e Tradicional Silibrina podem não acontecer este ano

A Festa do Mastro e a centenária Silibrina de Lagarto podem não acontecer este ano. Na manhã desta sexta-feira (27), o Ministério Público de Sergipe determinou a proibição dos eventos que estavam programados para serem realizados respectivamente no próximo domingo (29) e na terça-feira (31). A decisão atende pedido de moradores do município. O local de realização da Silibrina já havia mudado de local, das proximidades do loteamento Colorado para a Estrada do Limoeiro.

Foi determinado que: “o MUNICÍPIO DE LAGARTO seja obrigado a reprimir e coibir, através do Poder de Polícia que lhe é próprio, qualquer tipo de evento que possa ofender a integridade física das pessoas e dos seus bens, com o uso de artefatos que ocasionem explosão ou risco de incêndio”.

“O autor pretende, em sede de antecipação de tutela, que a COMISSÃO ORGANIZADORA DA SILIBRINA se abstenha de realizar a festividade, prevista para ocorrer nos dias 29 e 31 de maio de 2022, na cidade de Lagarto/SE; e que o MUNICÍPIO DE LAGARTO seja obrigado a reprimir e coibir, qualquer tipo de evento que possa ofender a integridade física das pessoas e dos seus bens, com o uso de
artefatos que ocasionem explosão ou risco de incêndio.”

No entendimento do Ministério Público: “A festividade “Silibrina” envolve um número considerável de pessoas, podendo gerar tumultos e desordens de grande monta, vez que, por ocasião da realização de eventos desta natureza, é comum a prática de excessos decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, assim como atos de violência, gritaria e algazarras, abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, além dos riscos à integridade física das pessoas e de seus bens, em razão do uso de artefatos que ocasionam explosão ou risco de incêndio.”

No caso de descumprimento da decisão judicial foi fixada uma multa em desfavor dos organizadores do evento em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por integrante da comissão.

Tradição em pausa

Após dois anos consecutivos sem acontecer o tradicional evento que faz parte da cultura de Lagarto por conta da pandemia do Coronavírus, pode agora, não acontecer por mais um ano, dessa vez por decisão judicial.

Os ‘silibrineiros’ ainda acreditam que o evento possa acontecer. Aguardemos os próximos capítulos dessa história. Fiquem ligados no Lagarto Como eu Vejo aqui no portal e pelas redes sociais que assim que tivermos novidades sobre o andamento deste caso, atualizaremos vocês.

Atualização
Apesar da decisão judicial citar as datas 29 e 31, respectivamente datas da Tirada do Mastro e da Tradicional Silibrina de Lagarto, a proibição é somente sobre a Silibrina. Ficando a Tirada do Mastro liberada para acontecer no próximo domingo (29). Evento terá arrastão com a banda Seeway.

Por LagartoComoEuVejo.com.br

Veja a decisão da Justiça:

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui