• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Departamento de Fisioterapia do campus de Lagarto da UFS participa com cinco trabalhos de congresso internacional; um deles é premiado

Evento foi realizado em Florianópolis/SC

O Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, referência na área, organizado pela Assobrafir, voltou a ser realizado após dois anos de suspensão por conta da crise sanitária de covid-19. E a participação do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe nesse retorno em Florianópolis foi expressiva: o Departamento de Fisioterapia participou com cinco trabalhos e um deles, o trabalho “Análise da Qualidade do Sono em Acadêmicos de Fisioterapia de Metodologias Ativas”, orientado pelo professor Carlos Matos, foi premiado na categoria Fisioterapia Respiratória nos Distúrbios do Sono.

A docente Telma Cerqueira apresentou três trabalhos e participou da avaliação dos estudos. O Congresso contou também com pesquisa orientada pela professora Erika Ramos.

564ds456fgsd456 1
Professora Telma Cerqueira apresentou três trabalhos no Simpósio. (fotos: Arquivo pessoal)

O pôster temático premiado foi elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso da egressa Francielly Santos, de 2021, e a apresentação foi realizada pelo também egresso Luciano Gomes.

A professora Telma explica que o momento era de muito entusiasmo. “Era uma grande expectativa da área a retomada desse evento, já que ele reúne pesquisadores de diversos países e é realmente uma referência muito importante na nossa área da Fisioterapia. E termos cinco trabalhos do nosso Departamento em um evento internacional desse porte é realmente um grande resultado”, pontua.

Os trabalhos apresentados pela professora foram desenvolvidos no Hospital Universitário de Lagarto e abordavam a atuação dos profissionais de Fisioterapia em UTIs durante a emergência sanitária da covid-19. “É uma tema muito importante porque foi um grande aprendizado para nossa área. Além disso, sinto que a sociedade e os outros profissionais de saúde das equipes multidisciplinares passaram a olhar de forma mais atenciosa para a relevância do nosso trabalho dentro da UTI. É um papel importante num momento crítico para os pacientes e familiares “, pontua.

564ds456fgsd456 2
Luciano Gomes apresentou o trabalho premiado no simpósio

Já o trabalho orientado pelo professor Carlos analisa as alterações do sono dos discentes de Fisioterapia do campus Lagarto (não foram encontradas problemas graves). “No estudo, nós analisamos três aspectos do sono: quantidade, qualidade e sonolência diurna”, observa. A pesquisa integra o Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória do campus Lagarto, localizado no Centro de Simulações e Práticas.

O Simpósio reuniu mais de dois mil participantes, nacionais e internacionais, entre os dias 26 e 30 de abril, em Florianópolis, Santa Catarina.

Ana Laura Farias – Campus de Lagarto

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

Deixe uma resposta