Atendente de loja teve crescimento de mais de 30% nas contratações — Foto: Reprodução/TVTEM

Pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE) mostra aumento de ocupações relacionadas ao setor de atendimento ao cliente e vendas.

Apesar de a falta de trabalho ainda atingir 13,5 milhões de brasileiros, algumas áreas apresentaram um crescimento expressivo de oportunidades em 2021.

Levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE) mostra as 10 ocupações que mais se destacaram, entre elas atendente de loja, auxiliar de estoque e vendedor interno.

As funções mostraram um aumento de vagas disponíveis em comparação a 2020, e a tendência é que isso se estenda em 2022. Veja abaixo:

Cargos com maior aumento de vagas — Foto: Economia g1


“O mercado de trabalho de 2020 foi um reflexo dos acontecimentos do ano. A Covid-19 impactou a forma de contratação das empresas e a disponibilidade de vagas. Mas em 2021, as demandas por cargos ligados ao atendimento e à interação com o público cresceram, especialmente com a aproximação do fim do ano, quando as empresas necessitam de mão de obra para lidar com eventos como Black Friday e festas de fim de ano”, explica o gerente de negócios do BNE, José Tortato.”

As profissões que estiveram em alta em 2021

Atendente de loja

O atendente de loja trabalha diretamente com o cliente e precisa ser dinâmico e saber lidar com as diversidades. É um profissional capaz de recepcionar e cativar clientes nas lojas. No geral, as atividades podem variar, dependendo da loja e do departamento.

Auxiliar de estoque

Desempenha tarefas auxiliares necessárias para o funcionamento do estoque da empresa, como organização e controle do setor.

Vendedor interno

O vendedor interno atua sem sair da empresa, pois todo processo acontece por meio de telefone e online. Pelo distanciamento entre o vendedor e o cliente, o profissional precisa dominar técnicas de comunicação verbal e escrita para atrair o público.

Operador de caixa

O operador de caixa pode atuar em diversos setores relacionados ao comércio. As atividades são de atendimento ao cliente nos estabelecimentos, controle de venda de produtos e da movimentação do caixa.

Mecânico de manutenção

O mecânico realiza manutenções em máquinas, motores e equipamentos industriais. Entre as tarefas estão reparação ou substituição de componentes defeituosos e testes para garantir o funcionamento do equipamento.

Operador de telemarketing

O operador de telemarketing atua diretamente com atendimento ao cliente por meio de prestação de serviços pelo telefone, seja na venda de produtos, prestando assistência, realizando cobranças, entre outras responsabilidades.

Promotor de vendas

O profissional desenvolve estratégias de vendas para contribuir com o aumento da visibilidade da marca. Outros serviços incluem definição de metas e administração de contratos com clientes.

Recepcionista

O recepcionista pode atuar em empresas de diferentes segmentos. É responsável pelo atendimento ao público, seja presencialmente ou com outros meios de comunicação. As ocupações vão desde atender e anotar recados a recepcionar visitantes.

Consultor de vendas

Responsável pelas vendas, o consultor deve fazer análises, apresentar diagnósticos do mercado e realizar pesquisas para conhecer o cliente. Dessa forma, o profissional identifica as melhores estratégias e atrai o investimento do cliente.

Auxiliar de escritório

O auxiliar responde por uma série de obrigações relacionadas à administração do escritório. Entre as tarefas estão produção e organização de documentos, relatórios, materiais e controle de estoque. Por: g1

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile