Na madrugada deste sábado (18), uma ambulância de atendimento básico do SAMU passou cinco horas em frente ao Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), esperando uma paciente ser atendida pela unidade de saúde.
Conforme as informações, a ambulância foi acionada para atender uma paciente com problemas cardíacos no povoado Estancinha em Lagarto. A equipe de socorristas chegou no HU de Lagarto por volta de 1h00 da madrugada e conseguiu sair de lá apenas às 6h25, esperando a paciente ser atendida e liberada a maca usada para socorrê-la. A ambulância precisa da maca para poder seguir para outros atendimentos.
O Lagarto Como eu Vejo (LCEV) entrou em contato com a assessoria da HUL, mas até o momento da publicação desta matéria não obtivemos respostas. Seguimos disponíveis para esclarecimentos.
O LCEV acompanha diariamente a demanda da população lagartense em várias áreas, principalmente de serviços públicos básicos, e é notável o aumento no número de reclamações em relação ao atendimento no HUL nos últimos anos. Ações urgentes precisam ser adotadas, a demanda de atendimentos aumentou, mas o suporte necessário parece não ter acompanhado esse crescimento, reflexo disso são as reclamações constantes em relação à falta e a dificuldade de atendimento de saúde.
Atualização
Nota enviada pela assessoria do HUL:
Apesar do plantão movimentado em termos de atendimentos nessa madrugada de sábado, todos os pacientes que foram conduzidos à unidade hospitalar via SAMU foram atendidos, não tendo sido verificado pela equipe registro de lapso de tempo maior.
De qualquer modo, o hospital já entrou em contato com a Coordenação do SAMU, que não notificou o Hospital sobre a ocorrência do fato veiculado e acordou repassar uma posição sobre o informado, após verificação das fichas das ocorrências.
Frente ao crescente aumento da demanda e a contrapartida que cabe à unidade pelo atendimento de Urgência e Emergência em Lagarto e região, a taxa de ocupação hospitalar do hospital neste fim de semana está em 125%, sobressaindo em volume setores como a Unidade Amarela, em 127%; a Unidade Vermelha, em 100%; a Clínica Médica, em 168%; e a Clínica Cirúrgica, em 100 por cento.
O Hospital Universitário de Lagarto realiza mensalmente uma média de 400 internamentos, 2.500 atendimentos e em torno de 150 cirurgias emergenciais.
Por José Pedro, LagartoComoEuVejo.com.br
O HUL atende centenas de cidadãos semanalmente. A demanda vai além de sua capacidade, daí o HUL atende de acordo com o quadro clínico do cidadão. Casos graves em espera de 5h, certamente o paciente iria a óbito. A lamentação de muitos dominava o antigo hospital é imensa; se o appiava tinha suas prioridades senão ficava a mecê da sorte.