O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informou que o estoque de sangue O negativo está em nível crítico e pediu o apoio urgente de doadores para restabelecer a quantidade mínima necessária para atendimentos de emergência.
De acordo com o órgão, o tipo O negativo é o mais utilizado em situações de urgência por ser considerado sangue universal, podendo atender pacientes de diferentes tipos sanguíneos. A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, reforçou a importância da colaboração imediata.
“Estamos convocando quem tem O negativo e está apto a doar. Cada bolsa desse tipo sanguíneo tem um valor imensurável, especialmente em atendimentos de urgência. A participação desses doadores é fundamental para salvar vidas”, destacou.
Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, não apresentar sintomas gripais, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Menores de idade devem levar autorização assinada pelos pais ou responsável legal, disponível no site do Hemose.
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, no Bairro Capucho, em Aracaju. Informações e agendamentos podem ser realizados pelos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.
