
O uso do capacete é obrigatório, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, em algumas cidades do interior de Sergipe ainda é comum ver motociclistas circulando sem o equipamento, já que a fiscalização é praticamente inexistente. A regra vale para condutores e passageiros de motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o uso do capacete pode reduzir em até 69% os casos de traumatismo craniano e 65% dos ferimentos na face.
Por muitos anos se tornou comum ver motociclistas circulando pela cidade de Simão Dias sem o equipamento, já que a fiscalização havia sido suspensa.
De acordo com a página Notícia SD 24 Horas, o Departamento Municipal de Ordem Pública (Demop), ligado à Guarda Municipal de Simão Dias, confirmou em entrevista à Rádio Tropical FM, nesta terça-feira (21), que o município passará revitalização na sinalização vertical e horizontal da cidade. Após essa etapa, em parceria com os órgãos de segurança pública, a exigência e fiscalização do uso do capacete serão retomadas — com aviso prévio à população.
Alguns motociclistas já relataram autuações na região das avenidas João Antônio de Santana e Coronel Loiola, que corresponde a rodovia SE-270, sob responsabilidade do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
O uso do capacete é obrigatório, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, em algumas cidades do interior de Sergipe ainda é comum ver motociclistas circulando sem o equipamento, já que a fiscalização é praticamente inexistente. A regra vale para condutores e passageiros de motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. O descumprimento é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Por LCEV, com informações da página @notícias.sd.24horas