O quinto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 revelou que seis municípios de Sergipe estão com alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (30).

Entre as cidades com maior risco está Simão Dias, que apresentou índice de 4,1, mesmo percentual registrado em Areia Branca. Também estão na lista Capela (4,3), Nossa Senhora das Dores (4,3), Itabaiana (4,4) e Nossa Senhora da Glória, que apresentou o maior índice, com 5,1.

Outros 48 municípios ficaram na faixa de médio risco e 21 apresentaram baixo risco de infestação.

O LIRAa é uma ferramenta usada pelas secretarias de saúde para mapear a presença do mosquito em cada localidade. A SES reforça que a colaboração da população é essencial no combate, eliminando locais com água parada, como vasos de plantas, pneus e reservatórios.

A infecção pelo Aedes aegypti pode causar sintomas como dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, cansaço extremo e dores musculares. A recomendação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ao perceber os primeiros sinais da doença, evitando a automedicação, já que o uso de anti-inflamatórios e medicamentos com ácido acetilsalicílico pode agravar os riscos de complicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile