A primavera de 2025 tem início nesta segunda-feira (22), às 15h19, com o equinócio que iguala a duração do dia e da noite. Conhecida como a estação das flores, o período é marcado pelo florescimento das plantas, maior equilíbrio na luminosidade e um clima de renovação na natureza.
Em Sergipe, a nova estação deve ser marcada por temperaturas acima da média climatológica e chuvas variando de normal a acima do esperado, segundo informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). Outro fator que merece atenção é a atuação dos ventos Nordeste, que poderão causar ventanias, especialmente nas regiões do litoral e do agreste.
De acordo com a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, a primavera é um período de transição entre o inverno e o verão, trazendo mudanças que podem impactar diferentes setores.
“As mudanças de temperatura e a intensificação dos ventos podem afetar tanto o dia a dia da população quanto áreas como a agricultura. Por isso, o acompanhamento das previsões é essencial para minimizar riscos e se adaptar às condições climáticas”, destacou.
Estação das flores
A primavera é considerada um símbolo de renovação. Com o aumento da luminosidade, as plantas intensificam a fotossíntese e florescem com mais intensidade. No Brasil, um dos maiores ícones da estação é o ipê, árvore nativa que colore as paisagens em tons de amarelo, rosa, branco e roxo. Em Sergipe, a espécie também pode ser vista em diversas regiões, trazendo beleza ao cenário natural.
Por LagartoComoEuVejo.com.br