
O encerramento do VII Concurso de Quadrilhas Juninas de Lagarto, que começou na noite de sexta-feira (11) e terminou na madrugada deste sábado (12), foi marcado por uma grande confusão logo após a divulgação do resultado final do evento.
Segundo as primeiras informações, a confusão teve início quando um dos jurados teria agredido com um tapa no rosto um integrante de uma das quadrilhas, que havia se aproximado para questionar as notas atribuídas. A agressão inflamou os ânimos e gerou um tumulto entre quadrilheiros e outras pessoas presentes no ginásio.
Minutos depois, uma nova confusão — ainda mais generalizada — teve início dentro do ginásio, envolvendo mais participantes. A situação saiu do controle e o conflito continuou do lado de fora, com desentendimentos entre integrantes de diferentes quadrilhas.
No momento do tumulto, não havia presença de equipes de segurança, como segurança privada, Guarda Municipal ou Polícia Militar, o que contribuiu para a gravidade do episódio. Somente após algum tempo duas viaturas da PM chegaram ao local, mas a confusão já havia cessado.
Nossa equipe esteve presente durante todo o evento e transmitia ao vivo desde as 20h. A confusão aconteceu já passava das 2h da madrugada.
🏆 Resultado Final do VII Concurso de Quadrilhas Juninas de Lagarto – 2025
Classificação Geral (Fase Final):
1️⃣ Meu Sertão – 345,8 pontos
2️⃣ Pioneiros da Roça – 344,3 pontos
3️⃣ Balança Mas Não Cai – 333,9 pontos
4️⃣ Assum Preto – 304,8 pontos
5️⃣ Flor do Sertão – 299,6 pontos
Por LagartoComoEuVejo.com.br
NOTA PÚBLICA – Concurso de Quadrilhas Juninas
A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult), vem a público lamentar profundamente os acontecimentos ocorridos após a final do VII Concurso de Quadrilhas Juninas Mestre Éder Santana, na madrugada deste sábado, 12, dentro e no entorno do Ginásio Ribeirão.
De acordo com as informações inicialmente apuradas, um desentendimento individual entre um integrante da quadrilha junina Pioneiros da Roça e um dos jurados do evento escalou para uma agressão física, resultando em uma confusão que envolveu outros participantes.
A Prefeitura repudia qualquer forma de violência e reforça que eventos culturais devem ser marcados pela alegria e pelo respeito. Além disso, ressalta que o júri do concurso é independente, de forma que a Secult não tem responsabilidade ou qualquer interferência nas notas atribuídas.
A administração municipal está em contato com as lideranças das quadrilhas e o jurado para apurar detalhadamente os fatos com responsabilidade e adotar as medidas cabíveis.
Reafirmamos nosso compromisso com a cultura junina, que é um patrimônio de nosso povo, e nos colocamos à disposição para mediar o diálogo entre todos os envolvidos.
Lagarto merece paz e a nossa tradição merece respeito.