A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), retomou os serviços de castração de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses e Endemias. A medida tem como objetivo contribuir para o controle populacional de animais e para a prevenção de doenças transmitidas por animais, conhecidas como zoonoses.

Os agendamentos para as castrações serão realizados em breve, conforme o esvaziamento da fila de espera existente. Serão atendidos os protetores independentes já cadastrados e tutores de animais com renda de até dois salários mínimos. As vagas serão distribuídas mensalmente por meio de uma chamada pública, com a entrega de senhas.

A coordenadora de Controle de Vetores e responsável pelo Centro, Paloma Rodrigues, explica que a castração é uma ação voltada principalmente aos animais errantes, que vivem nas ruas. Segundo ela, o serviço busca reduzir impactos relacionados à saúde pública e ao meio ambiente.

A secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, afirmou que a retomada do serviço foi possível após reestruturações no Centro de Zoonoses, incluindo a reorganização do centro cirúrgico e a aquisição de materiais necessários para a realização das cirurgias.

Por LagartoComoEuVejo.com.br, com informações da Prefeitura de Lagarto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile