Um caso suspeito de gripe aviária está sendo investigado no município de Gracho Cardoso, em Sergipe. A informação consta no mapa do Ministério da Agricultura e Pecuária, atualizado diariamente.
Segundo apuração, uma produtora rural relatou, na semana passada, a perda de 30% a 40% das aves em sua criação de subsistência. Ela também informou que não há controle de vacinação no local. Diante da situação, a prefeitura enviou um veterinário à propriedade e comunicou o caso à Emdagro (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe).
A prefeitura de Gracho Cardoso e o Governo de Sergipe informaram que não irão se pronunciar sobre o caso, pois as informações sobre gripe aviária estão sendo centralizadas pelo Ministério da Agricultura, que deve divulgar uma nota em breve.
Casos no Brasil
Até esta segunda-feira (19), o Brasil registra dois casos confirmados e seis sob investigação, conforme o Ministério da Agricultura:
Confirmados:
- Montenegro (RS) – granja comercial
- Sapucaia do Sul (RS) – zoológico (cisnes morreram)
Suspeitos:
- Ipumirim (SC) – granja comercial
- Aguiarnópolis (TO) – granja comercial
- Montenegro (RS) – produção familiar
- Gracho Cardoso (SE) – produção familiar
- Salitre (CE) – produção familiar
- Nova Brasilândia (MT) – produção familiar
Risco para humanos é baixo
De acordo com o Ministério, a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. O risco de infecção em humanos é considerado baixo e, geralmente, se limita a profissionais que lidam diretamente com aves infectadas.
As autoridades já começaram a executar as ações previstas no plano nacional de contingência, com o objetivo de conter a disseminação da doença, garantir a segurança alimentar e preservar a produção.
O que é a H5N1?
A H5N1 é uma variação do vírus Influenza de alta patogenicidade, ou seja, que se espalha rapidamente entre as aves e tem alto índice de mortalidade. O subtipo foi isolado pela primeira vez em 1996, em gansos no sul da China. O primeiro caso em humanos foi registrado em 1997, em Hong Kong. A gripe aviária foi identificada pela primeira vez em aves em 1878, na Itália.