Eleitores de Sergipe que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos últimos três turnos podem ter os títulos cancelados, caso não regularizem as situações junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) até o dia 19 de maio.
De acordo com o TRE, até março, 45 mil pessoas ainda não haviam justificado. O Tribunal informou que quem não regularizar a situação até a data estabelecida terá o título de eleitor cancelado e ficará sem quitação eleitoral. Importante lembrar que cada turno é considerado como uma eleição.
Com o cancelamento do título eleitoral, o cidadão fica impedido de acessar vários direitos civis, como:
- a emissão de passaporte;
- se matricular em universidades públicas;
- tomar posse em cargos públicos;
- além de não poder votar nas próximas eleições.
Confira como regularizar a situação:
Para saber se está com registro de ausência as três últimas votações e sujeito ao cancelamento do título, o eleitor deve:
- acessar o Autoatendimento Eleitoral no site do TRE-SE;
- escolher a opção “Débito eleitoral” – o sistema indica as eleições com ausência de voto e justificativa;
- pagar as multas para regularizar a situação – o pagamento pode ser feito por boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.
Eleitores também podem optar pela opção presencial de ir até cartório eleitoral e apresentar: documento oficial com foto; título eleitoral ou e-Título; comprovantes de votação e justificativas eleitorais; comprovante de pagamento ou dispensa de multas.