Dois golfinhos da espécie Sotalia guianensis, conhecidos como botos-cinza, foram encontrados mortos na manhã deste sábado (30) nas praias de Abaís e Caueira, no litoral sul de Sergipe. Segundo a Fundação Mamíferos Aquáticos, apenas em novembro, quatro mortes de botos-cinza foram registradas no estado.

A fundação relatou que recebeu a notificação de um encalhe na Praia do Abaís. Durante o monitoramento, um segundo animal foi localizado sem vida na Praia da Caueira. As carcaças foram recolhidas para exames de necropsia, que devem determinar as causas das mortes.

Ainda neste mês, outros dois botos foram encontrados mortos na Barra dos Coqueiros, mas o estado avançado de decomposição impossibilitou a análise. Além dos golfinhos, quatro tartarugas marinhas também foram achadas mortas, sendo as redes de pesca de arrasto a principal causa.

Ameaças aos botos-cinza

Os botos-cinza habitam águas costeiras e estuarinas da América do Sul e Central. Encalhes podem ocorrer devido a fatores naturais, como doenças, ou causas humanas, como poluição, perda de habitat, colisões com barcos e captura acidental em redes de pesca.

A Fundação Mamíferos Aquáticos reforça a importância da colaboração da população para preservar o ecossistema marinho. Informações sobre mamíferos, tartarugas ou aves marinhas debilitados ou mortos podem ser repassadas pelo telefone 0800 079 3434.

Por José Cláudio / LagartoComoEuVejo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile