Na próxima quarta-feira, dia 21, a Câmara de Vereadores de Estância realizará a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Estanciano ao padre Emílio Júnior. A solenidade acontecerá no Plenário do Legislativo a partir das 15h.

O jovem padre, que é natural de Lagarto e reside em Estância há pouco mais de um ano, expressou sua alegria ao receber a notícia. “Foi com surpresa e alegria que recebi a notícia que serei agraciado com o Honorífico Título de Cidadania Estanciana, cidade-mãe da nossa Diocese. Ser estanciano será uma grande honra, uma vez que foi aqui, nessa cidade, que tive a grata satisfação de iniciar a minha caminhada do ministério sacerdotal”, afirmou o padre Emílio.

OO padre também aproveitou a oportunidade para convidar os moradores da cidade a participarem deste momento significativo. “Será uma grande honra receber este título e gostaria muito de contar com a presença de amigos, familiares e de toda a comunidade nesta ocasião tão especial. A cerimônia acontecerá no dia 21 de agosto, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal de Estância”, convidou o sacerdote.

BIOGRAFIA

O Padre José Emilio de Araújo Júnior nasceu em 29 de janeiro de 1994, na maternidade Zacarias Júnior, localizada na cidade de Lagarto – Sergipe. É filho de Maria Celeste dos Santos Araújo e José Emílio de Araújo, sendo o segundo dos três filhos do casal.

Tornou-se filho de Deus ao ser batizado pelo padre Almeida, em 19 de março de 1995, na sua paróquia de origem, de Santa Luzia da Colônia Treze, localizada em Lagarto, onde recebeu também sua primeira comunhão, pelas mãos do padre Valdenor, em 19 de março de 2003, e foi crismado pelo bispo dom Marcos Eugênio, em 13 de dezembro de 2012 – na festa da padroeira de sua comunidade.

Cursou a alfabetização na Escola Governador Augusto do Prado Franco, localizada no Povoado Rio das Vacas, em Lagarto.

Em seguida, deu continuidade até o 3° ano no Colégio Educandário Arco íris, localizado no Povoado Colônia Treze, também em Lagarto. O 4° ano foi na Escola Municipal José Monteiro de Carvalho, localizada no Povoado Rio das Vacas – Lagarto. E, por conseguinte, cursou do 5° ano até a conclusão do ensino médio no Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, localizada no Povoado Colônia Treze.

Toda sua história de vida sempre foi direcionada ao reino de Deus, mas foi ao realizar os encontros vocacionais, do dia 15 de março de 2014 a 11 de novembro de 2014, e ao ser aprovado para adentrar no Seminário Propedêutico Nossa Senhora de Guadalupe, localizado, na época, no centro da cidade de Estância, em 09 de fevereiro de 2015, que, sentiu ainda mais forte a sua missão e vocação.

Após um ano de formação e aprendizado, ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, no dia 08 de fevereiro de 2012, onde estudou e formou-se em Filosofia no ano de 2018 e em Teologia no ano 2022, concluindo assim a formação no dia 5 de dezembro de 2022.

No dia 10 de fevereiro de 2023, iniciou seu estágio pastoral em preparação para a ordenação diaconal na cidade de Tomar do Geru – Sergipe, sendo ordenado diácono na Catedral Diocesana no dia 12 de agosto de 2023. Após sua ordenação, recebeu a provisão de colaborador da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Estância, e da Paróquia de Santa Luzia, em Santa Luzia do Itanhy, onde conseguiu marcar a vida de diversos fiéis.

 Após 6 meses de ordenação diaconal, como orienta as normas da Igreja Católica, recebeu, no dia 13 de novembro de 2023, o anúncio da sua ordenação presbiteral, a qual ocorreu no dia 18 de janeiro de 2024, na sua “paróquia mãe”, de Santa Luzia da Colônia Treze, em Lagarto.

Quando ordenado presbítero, foi apresentado, no dia 22 de janeiro de 2024, como vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe em Estância.

Padre Emílio Junior até o momento, vem desempenhando a função de vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, assessor eclesiástico da pastoral universitária em toda diocese de Estância, capelão e professor do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Por fim, não menos importante, seu lema da ordenação, é: “Por causa do Reino dos céus (MT 19,12). Eis o motivo pelo qual se tornou sacerdote e o qual o mantém firme na missão diariamente.

Por LCEV, com informações do site TRIBUNA CULTURAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile