Nazaré Moraes — Foto: Alese/reprodução

Faleceu aos 62 anos, na Barra dos Coqueiros, a defensora da causa animal, Maria Nazaré Moraes. A notícia foi confirmada pela família nesta quarta-feira, 20.

Amigos relataram que Maria Nazaré não havia sido vista há aproximadamente dois dias. Na noite de terça-feira, 19, eles foram procurá-la em um galpão da associação e encontraram seu corpo em estado avançado de decomposição. Segundo eles, Nazaré enfrentava vários problemas de saúde, incluindo questões cardíacas.

Ela foi a fundadora da organização não governamental (ONG) Educação e Legislação (Elan) para lutar pelos direitos dos animais de forma legalizada e organizada. Foi pioneira do ativismo da causa animal em Sergipe, idealizadora de inúmeros projetos voltados para a atenção como a aquisição de castra-móveis, campanhas de adoção, amor e respeito aos animais. Conhecida pelo seu espírito aguerrido e inteligente, defendeu até o último instante aqueles que são vítimas da ação humana, principalmente os abandonados. Sua ideologia de amor com eles remete há muito antes da criação da ELAN em 2012, sempre enfrentou tudo e a todos para implantar ações dignas e a constante busca por justiça para punir quem os maltratava.

Vera Silva, protetora dos animais em Lagarto, fala muito sentida sobre essa irreparável perda “Nazaré se foi sem dar o mínimo trabalho aos demais, passava por problemas de saúde, mas fazia questão de reservar todo o seu tempo à proteção dos animais indefesos. Todos nós, cuidadores de animais, estamos órfãos, me sinto órfã e de coração partido, penso na Arca de Noé quando Deus escolheu animais para povoar a terra e nos ajudar, assim ele te recebe com todo carinho, uma lutadora e guerreira! Em nome de todos os órfãos, anjos abandonados, que perderam uma mãe e eu uma grande amiga, deixo essa homenagem para que ninguém jamais se esqueça do quão importante você foi e continuará sendo em nossas vidas, continuarei fazendo por eles tudo que aprendi ao seu lado, uma vivência a ser cultuada por toda a eternidade.” disse Vera Silva.

Vera ao lado de Nazaré (Foto: Arquivo Pessoal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile