Desde as primeiras horas desta quarta-feira, 16, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a edição de 2023, não demorou para que técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) contabilizassem mais de 150 alunos que alcançaram notas acima de 900 pontos na Redação, todos oriundos das escolas públicas estaduais e do curso Pré-Universitário da Seduc. Desse total, oito pontuaram 980 até o fechamento desta edição.  A tendência é que estese números aumentem no decorrer da semana. A Seduc ficará atenta às novas atualizações de resultados dos alunos da rede pública estadual de ensino.

O aluno do Colégio Estadual Silvio Romero, Matheus Andrade, que também integra o Programa Pré-Universitário no Polo Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, diz sentir uma alegria imensa de conquistar este resultado na Redação do Enem. “O processo é árduo, mas tentei torná-lo leve no decorrer da preparação. Participei de todas as oficinas de redação do programa Pré-Universitário e também acompanhei todas as orientações da minha professora de português e redação, Caroline Oliveira. Hoje, estou feliz em saber que todo o meu esforço me trouxe esse resultado. Toda a minha família está feliz e emocionada! ”, comenta.

A aluna do Polo Atheneu Sergipense do Preuni, em Aracaju, Mariana Andrade Lima, afirma que a sensação é de dever cumprido e que todos os momentos de estudos valeram a pena, apesar das dificuldades. “O processo de preparação, assim como qualquer momento de estudo, passou por altos e baixos. Nunca tive muita dificuldade com a escrita, então a redação deixava de ser uma obrigação e passou a ser um bom passatempo. Além disso, tive ótimas professoras de redação na minha trajetória que me ajudaram, ao máximo, a aperfeiçoar minhas falhas e conseguir sempre melhorar minhas notas. Imagino que para atingir uma boa nota não tem nenhum segredo, apenas treino, ou seja, treinem! Os erros devem ser sempre corrigidos para evitar cometê-los repetidamente. No mais, a persistência também é um ponto a ser levado em consideração”, destaca a jovem.

Além de Matheus e Mariana, também atingiram 980 pontos na Redação os estudantes: Ellen Mirian Rodrigues P. da Silva, do Centro de Excelência Prof. Paulo Costa; Sarah Cristina Resende Vieira, do Colégio Estadual Tobias Barreto; Anne Victória Evangelista Santos, do Colégio Estadual Tobias Barreto; Bárbara Ketllyn Cerqueira Fernandes, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense; Allyson Henrique, do Polo do Preuni Leonor Teles de Menezes; e Danny Kevellyn Santos, do Colégio Estadual Poeta José Sampaio.

Incentivo e engajamento

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, destaca que o sucesso dos estudantes nas avaliações de redação do Enem é o sucesso da escola pública. “É resultado do compromisso dos nossos professores e equipes escolares que buscaram e buscam fazer a diferença para a educação pública e para o nosso alunado”, enfatiza o gestor.

A diretora de Ensino Médio da Seduc, Isabella Santos, enfatiza que a rede pública de Sergipe se destaca a cada ano tanto nos resultados quanto na presença. “Este ano será mais um ano em que será possível celebrar a vitória dos nossos estudantes e da rede pública. Os resultados demonstram que a escola pública almejada pela sociedade e pelos estudantes é uma realidade e a cada ano as conquistas dos estudantes é a conquista da rede pública”, acrescenta.

A coordenadora do curso Pré-Universitário da Seduc, Gisele Pádua, explica que o resultado é um trabalho coletivo que envolve família, professores e gestores com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das habilidades dos alunos e torná-los protagonistas do próprio futuro. Ela explica que a nota da redação será utilizada pelos alunos na inscrição dos principais programas de acesso ao ensino superior, a exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com previsão de inscrição no período de 22 a 25 de fevereiro e resultado no dia 30 de fevereiro; o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), em data ainda a ser divulgado; e o Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrição de 29 de janeiro a 01 de fevereiro.

Para a articuladora de redação do Preuni, Danielle Neres dos Santos, hoje colhe-se os ‘frutos’ de um trabalho exitoso realizado em 2023. “Foram muitas ações como aulas de atualidades, oficinas de redação, revisões para que os estudantes do Preuni chegassem preparados para a escrita do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, de forma inovadora, em 2023, foi criado o grupo 900+ cujo objetivo era trabalhar e estimular os discentes para que pudessem atingir a nota 1000 na redação. O resultado desse grupo foi um sucesso, já que muitos alcançaram notas acima de 900 pontos. Temos a certeza de que as excelentes notas da redação contribuirão muito para aprovações dos estudantes”, conclui a professora.

Nota 1000

Com o tema ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’, 60 estudantes obtiveram nota 1000 em todo o Brasil. Deste total, três são estudantes sergipanos. Ainda não há confirmação de qual rede de ensino eles pertencem, se a rede pública ou a rede privada. Isso, ocorre porque o Inep, neste momento do certame, divulga as notas de forma individualizada. Para acessar o resultado do Enem 2023, basta acessar a Página do Participante https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile