Como parte das ações alusivas ao Novembro Roxo, mês de sensibilização da prematuridade, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu a oficina prática do Curso de Sensibilização do Método Canguru. A atividade foi ministrada para os profissionais das Maternidades Santa Isabel, de Aracaju, e Zacarias Júnior, de Lagarto.

Segundo a coordenadora estadual interina do Método Canguru e enfermeira neonatologista, Amanda Andrade, a realização do curso híbrido de sensibilização ao Método Canguru é importante para os profissionais que atuam na área. “A aula teórica ocorreu no formato de Ensino à Distância e na maternidade foi realizada a oficina prática. O curso foi muito interessante e contou com a participação de uma equipe do Ministério da Saúde e tutores da MNSL”, disse.

De acordo com Amanda, nessa oficina foram realizadas orientações de cuidados, de postura e de amamentação. “Para que os profissionais de saúde que cuidam dos recém-nascidos possam atuar de forma humanizada, garantindo neuroproteção para os bebês”, acrescentou.

Para a técnica de enfermagem da Maternidade Zacarias Júnior de Lagarto, a oficina foi muito produtiva. “Foi uma experiência espetacular, não tenho nem palavras para descrever. Foi importante perceber o quanto os bebês realmente necessitam de uma boa prática e de um cuidado de excelência”, ressaltou.

Método Canguru

O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial.

O Método permite que os pais tenham uma maior participação nos cuidados neonatais e ocorre em três etapas: a primeira delas no pré-natal na gestação de alto risco, e, após, na internação do recém-nascido prematuro na Unidade Neonatal. Os pais devem ser acolhidos na Unidade Neonatal, receber informações sobre as condições de saúde do seu filho, os cuidados dispensados, as rotinas, o funcionamento da unidade e a equipe que cuidará de seu filho.

Fotos: Ascom/SES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile