O mercado municipal de Simão Dias passou por um processo de revitalização e foi inaugurado em 20 de dezembro de 2022, há quase 9 meses, mas até o momento a estrutura não foi entregue à população simãodiense.
A obra foi um investimento do governo estadual na gestão do então governador Belivaldo Chagas, o valor da obra passou dos 18 milhões de reais segundo o governo do estado. O LCEV teve contato com alguns marchantes que estão trabalhando de forma improvisada desde o início das obras somadas mais o tempo fechado após a conclusão das obras, já são quase dois anos de sofrimento. Os marchantes consultados não souberam responder as razões da não entrega até o momento, disseram que existem informações desencontradas e cada um fala uma coisa sem uma definição exata.
No final do mês de julho a Prefeitura Municipal de Simão Dias, divulgou uma nota de esclarecimento explicando que o não funcionamento estava relacionado com o fornecimento de energia por parte da Energisa, porém quase dois meses se passaram e até o momento não foi divulgado se o problema foi ou não resolvido.
A comercialização da carne sendo feita maneira improvisada coloca em risco a saúde da população, porque a carne fica pendurada sem nenhum tipo de proteção, exposta a diversos tipos de microorganismos que podem contaminar a carne que será consumida pela população. Nossa equipe ainda flagrou cachorros passeando pelos corredores dos açougues.
Mostramos as imagens para um profissional de saúde, o qual deu a seguinte resposta: “quando a carne fica exposta em temperatura ambiente por um longo período, ocorre uma multiplicação excessiva de bactérias, que pode provocar diversos problemas de saúde, o correto é manter a carne sob refrigeração ou congelamento”.
Lembrando que a carne consumida em Simão Dias é abatida em Lagarto e Itabaiana e chega a feira na sexta-feira no final da tarde, para ser comercializada no sábado pela manhã, e as vendas ocorrem no decorrer do dia nas bancas dos feirantes.
Tentamos contato com a Prefeitura Municipal de Simão Dias, mas sem sucesso, o espaço está aberto para as explicações das autoridades municipais.