A Polícia Militar apreendeu um drone na noite de São João, 24 de junho, no Festival da Mandioca. Conforme as informações disponibilizadas pelo 7º Batalhão, os militares presentes no evento foram alertados por populares e constataram um drone sobrevoando abaixo de 30 metros a área do evento, tirando fotos em um camarote.
Um fato destacado pela polícia é que na praça havia bandeirinhas e fiações que poderiam colidir com a aeronave, gerando assim o risco de queda e colocando em perigo as pessoas. No momento do pouso, o proprietário do drone foi questionado pela polícia se possuía autorização de voo para o equipamento, sendo informado pelo mesmo que não possuía.
Ainda conforme as informações do Batalhão, ao ser questionado, o operador do drone admitiu não possuir autorização de voo, infringindo assim o artigo 33 da Lei de Contravenções Penais. Além disso, ele também violou o artigo 35 da mesma lei, por realizar voos baixos em uma área não permitida e operar o drone de dentro de um camarote.
Por fim, a exposição da vida e saúde das pessoas presentes foi caracterizada como uma infração ao artigo 132 do Código Penal.
Diante dos fatos, foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência e o drone foi apreendido. O operador do equipamento apresentou um código de habilitação de piloto remoto, mas não apresentou as documentações exigidas, como autorização de voo, registro da aeronave, apólice de seguro e registro da aeronave SIRESANT.
Por LagartoComoEuVejo.com.br, com informações o 7º Batalhão