Chuvas moderadas a intensas devem continuar em Sergipe até o próximo domingo (28), principalmente na região do Litoral e Agreste sergipano, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). Há possibilidade do acumulado superar 100 milímetros.
Para o Sertão sergipano, a previsão também é de chuva com intensidade moderada até as 10h dessa terça-feira (23). O volume deve variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Nessa segunda, a chuva fez uma cratera abrir na rodovia SE-200, na altura do município de Propriá.
A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, explica que a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para as regiões do Litoral e Agreste, apresentando riscos em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos.
“Diante das elevadas temperaturas do Oceano Atlântico e Oscilação da Antártica que está em sua fase negativa, favorecendo assim o deslocamento dos ciclones para latitudes menores, se alteram as condições do tempo no Brasil. O ciclone extratropical atuante é intenso e está alinhado diretamente com a costa leste do Nordeste do Brasil, atuando em todos os níveis da atmosfera, nos baixos, médios e altos níveis. Por isso, seu prolongamento fez com que houvesse o surgimento da atuação do cavado, favorecendo o aumento da convergência de umidade e causando maior intensidade e persistência das chuvas durante essa semana, em virtude da atuação dos sistemas de alta pressão atmosférica, causando condição de bloqueio atmosférico”, explicou.
Com informações do G1