• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Sergipe se prepara para emitir nova Carteira de Identidade nacional

Instituto de Identificação de Sergipe está em fase final de adaptação de sistemas para emissão de nova carteira de identidade

identificao rg documento scaled

O Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) está em fase final de atualização dos sistemas de emissão de RG para a disponibilização da nova Carteira de Identidade Nacional em Sergipe. Para essa adaptação, algumas alterações no processo de emissão do documento atual foram adotadas, porém o atendimento à população continua funcionando em todos os postos de Aracaju, Região Metropolitana e interior sergipano.

De acordo com o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, a instituição já vem trabalhando para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, em que o cidadão apenas terá um número de identificação, que é o CPF. “Estamos na fase final de implantação dessa nova carteira de identidade, o que provoca agora uma redução no volume de emissão desse documento. Mas, a garantia é que em breve o cidadão receberá o RG já no padrão nacional com a validade de dez anos”, detalhou.

Ainda conforme Jenilson Gomes, o novo documento é ainda mais seguro. “O processo é ainda mais confiável, e a emissão se tornará até mais rápida. O IIWSG garante que continuará emitindo o modelo anterior que está em vigência desde 2020 em Sergipe. O modelo anterior não perde a validade, assim o cidadão também não precisará se adiantar para uma unidade do Instituto de Identificação para atualização do documento. O modelo plastificado também não perde a validade”, acrescentou.

Jenilson Gomes destacou que todos os casos de urgência também estão em andamento. “Nós não paramos a emissão das carteiras de identidade, apenas tivemos uma redução na parte de impressão para os ajustes técnicos que são fundamentais para a emissão dessa nova carteira de identidade. O novo documento muda a logística do trabalho interno no Instituto de Identificação, pois existe todo um trabalho interno para garantir o melhor serviço ao cidadão sergipano”, revelou.

O diretor do IIWSG também ressaltou que o atendimento ao público não foi prejudicado, pois o atendimento ao cidadão continua sendo feito na sede e nos postos de atendimento do Instituto de Identificação. “Em nenhum momento nós paramos o atendimento ao cidadão. O que está acontecendo é um certo retardo na entrega do documento em razão dessas adaptações que estão sendo feitas e que são fundamentais para que o Instituto de Identificação continue funcionando e possa emitir o novo RG”, assegurou.   

Segundo Jenilson Gomes, o Instituto de Identificação possui uma média diária de emissão de 1,5 mil documentos de carteira de identidade em Sergipe. “O que causaria a impossibilidade de atualizar o nosso parque tecnológico. Estamos trabalhando minimizando ao máximo os danos e garantindo a entrega da carteira de identidade para os casos de urgência. O cidadão pode ter certeza que em breve teremos a nova carteira de identidade nacional entregue à população sergipana”, enfatizou.

O diretor do Instituto de Identificação concluiu que a instituição tem atuado para estar cada vez mais próximo ao cidadão. “O Instituto de Identificação hoje conta com mais de 70 unidades de atendimento distribuídas por todo o estado, o que no passado não existia. O IIWSG tem se esforçado para chegar mais próximo ao cidadão. Em breve, teremos mais postos sendo abertos para garantir o acesso da população aos serviços do Instituto de Identificação ”, pontuou Jenilson Gomes.

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui