Na última sexta-feira (21), Léo, o leão do Zoológico de Aracaju foi examinado por uma equipe multidisciplinar e só deve retornar a parte externa do local após plena recuperação. Foram realizados no animal exames de sangue e urina, raio-x de tórax, cabeça e coluna, além de ultra-sonografia de tendão e abdômen.
Aos 20 anos aproximadamente, o animal considerado idoso, passa por exames periódicos para avaliação das condições de saúde.
De acordo com a administração do zoológico, Leo chegou ao local em 2012 após ser resgatado de um circo apresentando sinais de maus tratos, alguns bastantes visíveis causados por má alimentação e estresse constante. Após recber os cuidados de veterinários da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e de tratadores, ele se recuperou, ganhou a companhia de uma fêmea e superou a expectativa de vida de um animal saudável em ambiente natural (uma média entre 8 e 10 anos).
“Como é acompanhado de perto por nossa equipe, qualquer alteração física ou comportamental é logo verificada, e as intervenções necessárias são feitas. Por isso, por vezes, precisamos tirá-lo da área de exposição para as consultas clínicas”, disse o médico veterinário do Zoológico, Hildebrando Vieira Filho.
Com informações do G1