O mercado digital ao todo tem se ampliado rapidamente nos últimos anos. O amplo desenvolvimento da tecnologia e implementação da IA, dentre outras novidades, estão aos poucos transformando o ambiente que conhecemos para um totalmente diferente daquele experimentado poucas décadas atrás.

Os jogos arcade, que começaram a ganhar espaço entre os jovens na década de 80, foram aos poucos se tornando algo mais sério, com a passagem dos fliperamas para videogames particulares. A evolução teve impulso com os computadores e a internet, amplamente utilizada na troca de dados.

Atualmente, é comum dizer que as crianças já nascem sabendo utilizar um celular ou dominam as ferramentas digitais. E isso não é uma falácia quando percebemos que a nova geração parece ter facilidade em lidar com a tecnologia. O público jovem, que inclui adolescentes, crianças e jovens adultos estão fomentando a indústria dos jogos, que devem alcançar o gigantesco número de US$ 219 bilhões até 2024.

Esse aumento deu um passo gigantesco em 2020, quando o segmento passou a ser mais utilizado também por pessoas que não o acessavam antes, ampliando o público dos games. Segundo pesquisa realizada pela Game Brasil em 2022, 74,5% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo, seja no smartphone, computador ou console.

A faixa etária que mais utiliza é a de 25 a 34 anos, seguida pelos adolescentes e jovens adultos (16 a 24 anos). O público adulto e idoso, também parecem utilizar cada vez mais os aparelhos para jogos, somando 21% na fatia das pessoas que acessam jogos online.

Houve um aumento no uso dos celulares para jogos, já que cerca de 48,3% das pessoas que jogam o fazem a partir do aparelho. A preferência, ainda segundo a pesquisa, vai para jogos casuais, aqueles que não precisam de evolução, e que podem ser acessados em qualquer lugar.

Já aqueles que se dedicam aos jogos que exigem evolução e concentração somam cerca de 33% do mercado. É esse o público que é mais visado pelas grandes corporações.

Seguindo a tendência de crescimento no mercado, há uma movimentação também nas apostas. O site de apostas Midnite, por exemplo, aponta que aumentou o número de usuários que buscam as principais competições de Counter Strike e League of Legends, principalmente. Outros jogos como Dota 2 e Valorant também são bem procurados.

Essas competições garantem faturamentos bilionários já que contam com financiamento de empresas gigantes da área. Para que se tenha ideia, foram injetados no mercado de jogos mais de US$ 196,8 bilhões em 2022 em um nível mundial. Inclua-se nesta conta a criação de startups que também entraram no mercado, e empresas voltadas para equipamentos para jogos e periféricos.

Jogadores profissionais e um mercado que se amplia ainda mais

Um jogador profissional necessita de bons instrumentos que incluem cadeiras confortáveis, afinal para entrar em uma competição com grandes chances de vitória, são necessárias horas de treino.

A cadeira é primordial para garantir o conforto e evitar lesões por posições desconfortáveis. Os computadores também devem ter capacidade de aguentar horas de partidas, contando com hardwares potentes. E isso não sai baixo para os bolsos.

O crescimento das compras online é um fato que não pode ser desconsiderado quando estamos lidando com o aumento nas compras nesse setor. O que nos leva para as lojas que vendem esses objetos. A quantidade de pessoas que jogam em consoles, seja usualmente ou de maneira mais constante, soma cerca de 64,5%.

Com isso lojas grandes que vendem periféricos e móveis voltados para players, investiram em parcerias com outras empresas de e-commerce. Um exemplo é a Magazine Luiza que comprou a Kabum para entrar no mercado de games.

Outras empresas que deixam mais espaço para esta fatia é a Amazon, que além de vender seus próprios produtos abre espaço para que outras lojas especializadas comercializem em seu web site.

Esse é um fator importante, já que ao se adequar às necessidades do público reforça seu lugar de destaque no meio da concorrência com um catálogo robusto de opções. Nessa corrida de quem garante os melhores equipamentos também busca os melhores jogos.

Segundo o Mercado Livre, empresa que vende itens diversos, no ano passaram os jogos mais comprados foram o EFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update, God of War Ragnarok. O FIFA teve um grande aumento de vendas graças à realização da Copa do Mundo do Catar, que catapultou suas vendas em todo o mundo, como já é tradicional.

E, por fim, podemos falar de um nicho que também está numa crescente: os influencers que recebem para jogar ou para comentar partidas de gamers famosos. Dentre as plataformas preferidas por eles estão o Twitch e o Youtube, que alcançam números consideráveis e atraem a atenção de parceiras. Canais como o de Fallen, Gaules e outros gamers vem alcançando números de acessos que batem recordes mundiais. E a tendência é que esse crescimento que começou durante 2020, continuará nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile