Trabalhadores agrícolas dos laranjais de Sergipe passavam sufoco no período da entre-safra da laranja. Graças à articulaçao dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar junto ao Poder Público, surgiu uma solução para estes trabalhadores que atualmente são beneficiados pelo Projeto Mão Amiga.
Na manhã da última quinta-feira, dia 02 de fevereiro, 514 trabalhadores rurais do município de Lagarto que são beneficiados pelo Programa Mão Amiga participaram do Seminário de Formação realizado no Ginásio Esportivo Ribeirão.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar de Lagarto (SINTRAF Lagarto) é entidade parceira do Programa Mão Amiga sendo responsável pela aprovação dos cadastros dos beneficiários do programa, além de prestar apoio logístico e de infraestrutura para a realização do Seminário.
Josenaldo de Jesus Santos trabalha na colheita da laranja há mais de 10 anos. “O projeto é bom pra gente que trabalha com a laranja. Hoje em dia a dificuldade está muita. Antigamente tinha mais laranja. Tá acabando mais as coisas, então veio em um bom momento este projeto Mão Amiga para a gente. Quando nao tem laranja, a gente tem que ficar fazendo bico aqui e ali para sobreviver. E nem sempre consegue o bico. Precisamos de mais recursos para ajudar na produção agrícola”, explicou o agricultor durante o Seminário.
De acordo com o presidente do SINTRAF Lagarto, Evandro Silva, as quatro parcelas pagas aos beneficiários no período de entre-safra no valor de R$ 250 ajuda na subsistência de famílias de agricultores.
“Estamos de portas abertas para atender vocês, para atender às reclamações de vocês, às demandas de vocês, e ofertar o que tiver ao nosso alcance. E vamos chegar a cada um de vocês. Não existe sindicato sem trabalhador filiado. Não existe CUT sem trabalhador filiado. Então vamos nos filiar porque quem apoia e defende o trabalhador rural é o sindicato”, afirmou Evandro.
Secretário Executivo da CUT Sergipe, João Fonseca, afirmou que a luta dos trabalhadores rurais de Lagarto é a luta da CUT Sergipe.
“A CUT teve a felicidade de conquistar a filiação de vários sindicatos de trabalhadores rurais de Sergipe, entre eles, o aguerrido SINTRAF – Lagarto. Então quero dizer que os trabalhadores rurais de Lagarto têm o apoio da nossa central sindical para buscar alternativas, melhores condições de vida e de trabalho produtivo no campo”, declarou João Fonseca.
Fonte: Assessoria