O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), publicou o edital de inscrição para preenchimento de vagas do programa Pré-Universitário Seduc 2023. São 5 mil vagas disponíveis em 50 polos em 33 municípios sergipanos. O período de inscrição será de 30 de janeiro a 10 de fevereiro, das 8h às 22h, gratuitamente, via sistema Intranet da Seduc no endereço http://intranet.seduc.se.gov.br/preuni. O processo de admissão será condicionado ao preenchimento de vagas, conforme o edital. O resultado dos classificados e excedentes está previsto para o dia 15 de fevereiro no Portal da Seduc.
Poderão ser inscrever os candidatos egressos da rede pública, estudantes concludentes do Ensino Médio da rede pública no letivo de 2023, candidatos a partir de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio, mas que estão inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Ensino Médio) 2023.
No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher apenas um polo que irão cursar e deverão observar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) ofertada. A matrícula será feita presencialmente nos polos no período de 16 e 17 e 23 e 24 de fevereiro. “A admissão dos candidatos respeitará a ordem de inscrição, dentro do limite de vagas e o grupo escolhido”, disse Gisele Pádua, coordenadora do Pré-Universitário da Seduc, ao informar que o início das aulas está previsto para 27 de fevereiro.
No ato da matrícula os classificados deverão apresentar os documentos originais físicos ou digitais. São eles: carteira de identidade (e-título, CNH digital ou RG digital), CPF, Comprovante de Residência, Declaração emitida por unidade escolar da rede pública comprovando a matrícula na 3º série do ensino médio no ano corrente ou atestado que o candidato concluiu o ensino médio, ou conclusão do ensino fundamental e comprovante de inscrição no Encceja.
O programa Pré-Universitário da Seduc é considerado o maior curso preparatório do país e o que mais aprova no ensino superior do Estado, nos diversos cursos e nas instituições públicas e privadas do país. Em 2021 o Pré aprovou 1.779 alunos no ensino superior. Em 2022 o sucesso em aprovação continuou com a aprovação de 1.589 alunos.