Apesar da redução, o número de trotes ainda é alto. O maior volume ocorreu entre os meses de maio e junho, período das férias escolares.
As campanhas de conscientização realizadas pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), têm refletido na redução do número de trotes recebidos. Em 2022, foram 12.346 ligações desse tipo, o que significa uma queda de 57,7% em comparação ao ano anterior. Em 2021 foram contabilizadas 21.384 chamadas falsas que prejudicam os atendimentos de emergência.
Apesar da redução, o número de trotes ainda é alto. O maior volume ocorreu entre os meses de maio e junho, período das férias escolares, quando foram registradas 2.430 ligações que são reportadas como brincadeiras que colocam em risco a vida das pessoas.
O problema não é apenas a ligação que é recebida geralmente por crianças, que é previamente identificada pelo tom da voz, mas quando é feita por adultos. Diante disso, pode ocorrer o envio de uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para atendimento a um paciente inexistente, deixando de prestar socorro a quem realmente precisa.
Segundo o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192 Sergipe, Kelson Santos Rosário, as campanhas educativas estão sendo intensificadas, o que reflete na queda dos dados. “Nós temos a campanha ‘Sou amigo do Samu, não passo trote’, que acontece durante todo o ano, mas, além das ações, acredito que as pessoas estão cada vez mais esclarecidas do quanto os trotes são prejudiciais”, frisa. A campanha foi lançada em 2014 e realiza atividades em shoppings e ações de panfletagens nas ruas. Fonte: Governo de Sergipe