Qualificar os processos e rotinas de trabalho voltados ao ensino e assistência aos usuários. Com esse propósito foram ministrados os cursos “Estratégias de Gestão” e “Preceptoria: responsabilidades e contribuições nos processos assistenciais”, proporcionados pelo Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) a gestores, colaboradores e preceptores da unidade hospitalar.

As capacitações abordaram aspectos relacionados à identificação de necessidades de aperfeiçoamentos e avanços por parte dos diversos setores e áreas de atuação do hospital, mesclando dinâmicas de melhoria de processos frente à realidade organizacional da instituição, viabilizando assim ideias, ferramentas e documentos que serão o suporte para as atividades de ensino, preceptoria e gestão do hospital.

Cerca de 90 colaboradores participaram das capacitações, dentre gestores, pessoal administrativo e preceptores da unidade hospitalar. Preceptor em saúde pode ser definido como o profissional capaz de compartilhar conhecimentos e habilidades com alunos de graduação e residentes no exercício das suas atividades profissionais.

“Este foi o primeiro evento realizado pelo HUL com foco em atividades de preceptoria, incluindo profissionais de todas as áreas assistenciais”, destacou Evelyn de Oliveira Machado, gerente de Ensino e Pesquisa da unidade hospitalar. “Durante as atividades foi possível apresentar modalidades de ensino em preceptoria, compartilhar as experiências e desafios vivenciados, com o objetivo de fortalecer e valorizar a atuação dos profissionais nesta atividade tão importante para um Hospital de Ensino, como o HUL-UFS”, disse.

Educação continuada

“Estes cursos são a continuação de um movimento iniciado pelo Hospital Universitário de Lagarto ainda em 2021 para capacitação dos gestores e preceptores”, observou Bruna Malagoli Martino, consultora e responsável por ministrar as capacitações. “É evidente a dedicação dos gestores do HUL-UFS na busca de melhoria contínua para a instituição e seus profissionais”, ressaltou.

Um dos gestores participantes do curso, Jamesson Santos, responsável pela Unidade Neuro- Músculo Esquelético do hospital, lembrou que o evento oportunizou a discussão e identificação de indicadores para nortear ações que a gestão da unidade adotará em seus processos de trabalho. “Os indicadores auxiliam na construção de um panorama e diagnóstico da situação tanto das unidades que compõem o organograma como de todo o hospital”, destacou.

Qualificação dos serviços prestados

Para o superintendente do HUL-UFS, professor Manoel Cerqueira Neto, a iniciativa oportuniza o desenvolvimento de competências e a qualificação dos serviços oferecidos pela unidade hospitalar.

“São as pessoas que fazem a diferença em uma instituição, daí a importância dessa iniciativa, que foca na qualificação dos nossos gestores e colaboradores e no consequente aprimoramento dos serviços que disponibilizamos ao público nas áreas assistencial, do ensino e da formação de novos profissionais de saúde”, disse. “A gestão através de indicadores favorece a tomada das melhores decisões visando os melhores resultados”, concluiu o superintendente.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile