Dirigentes das 10 equipes do Campeonato Sergipano da Série A1, autoridades e imprensa estiveram reunidos nesta sexta-feira (28/10) para analisar e definir a fórmula do estadual. O Congresso Técnico da Série A1 de 2023, aconteceu no auditório do hotel Quality, na capital sergipana.

O evento durou mais de duas horas e na reunião os dirigentes aprovaram uma nova fórmula de disputa do Campeonato Sergipano. O sistema de competição apresentado pela Federação Sergipana de Futebol (FSF) foi eleito por unanimidade pelas equipes. A entidade também apresentou aos clubes a bola do estadual. A competição será disputada com a bola da marca Nike.

Na oportunidade, o troféu do campeão sergipano foi exposto e na edição de 2023, a FSF vai prestar uma homenagem ao ex-presidente do Boca Júnior, Gilson Behar que faleceu em janeiro deste ano. Como nas duas últimas edições do Sergipão e mantendo a inovação, a atual gestão da entidade confirmou aos dirigentes a participação do árbitro de vídeo na última fase do estadual.

O presidente da FSF, Milton Dantas coordenou o evento e comentou a expectativa da edição de 2023. “O Congresso Técnico é um prática democrática de discutir com os clubes a fórmula de disputa do estadual. Sempre abrimos espaço para os clubes, autoridades e imprensa. O evento foi altamente positivo e mostra a força do futebol sergipano. Tenho certeza que a edição da Série A1, novamente será um sucesso. A FSF, já está buscando parceiros para a competição. O produto já foi apresentado as empresas e estamos aguardando um retorno positivo dos empresários que sempre estão incentivando nosso esporte. A fórmula aprovada pelos dirigentes vai motivar ainda mais o estadual. Durante o mês de novembro, a entidade vai iniciar as vistorias nos estádios e espero que as praças esportivas se adequem”. Finalizou, Milton Dantas.

Além do gestor, também participaram do evento o promotor de Justiça, Djaniro Jonas, o presidente do sindicato dos Atletas, Memera, presidente da ACDS, Biel Sobral, representante do STJD, Ramon Rocha. E os presidentes dos clubes participantes da Série A1:

Atlético Gloriense: Gabino Barros
América de Propriá: Sérgio Melo
Confiança: Pedro Dantas
Dorense: Ronaldo da Silva
Estanciano: Araújo Júnior
Falcon: Adriano Pereira
FreiPaulistano: Carlos Pereira
Itabaiana: Wilson Mendonça
Lagarto: Robson Santos
Sergipe: Ernan Sena

Fórmula aprovada do Sergipão 2023

O estadual terá início entre os dias 14 e 15 de janeiro. A expectativa que a competição tenha 15 datas com previsão de encerramento no dia 15 de abril. Na primeira fase, os dez clubes ficam no mesmo grupo e se enfrentam em jogos de ida. Os dois primeiros se classificam diretamente para as semifinais. Já o terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam uma fase de mata-mata em jogos de ida e volta para definir os dois outros classificados para a terceira fase. A equipe que ficar na terceira colocação enfrenta o sexto e o quarto duela contra o quinto.

Para definir os rebaixados, o sétimo, oitavo, nono e décimo colocados também disputam um mata-mata em jogos de ida e volta, com os dois perdedores sendo rebaixados para a Série A2. O sétimo colocado enfrenta o décimo e o oitavo contra o nono colocado. Em todos os confrontos de mata-mata, os melhores colocados decidem em casa. Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis.

Os jogos das finais só poderão ser disputados no Batistão, no Etelvino Mendonça e no Barretão, pelo fato de serem os únicos estádios com refletores e com capacidade superior a cinco mil pessoas. O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e o campeão vai diretamente para a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile