• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

UFS Campus Lagarto vai realizar simulação de catástrofe com ônibus, caminhão e helicóptero

ufs universidade federal

O campus Lagarto da UFS vai realizar na segunda-feira (26) uma simulação de catástrofe, das 8h às 12h. O objetivo da simulação é estimular os alunos a saber quais procedimentos adotar em caso de emergência. O evento é organizado pelos docentes do Departamento de Educação em Saúde, responsável pelo primeiro ano letivo dos discentes de todos os cursos do campus. A ação envolve cerca de 300 alunos, entre  discentes do campus e estudantes de ensino médio e técnico das cidades de Campo do Brito e Estância. É a primeira vez que uma atividade do tipo, voltada para o aprendizado de discentes de saúde, é realizada em Lagarto. A simulação é uma parceria da UFS com o Corpo de Bombeiros, Grupo Tático Aéreo, Hospital Universitário de Lagarto, Polícia Rodoviária Federal e Samu.

A demonstração vai ser realizada no estacionamento do campus, simulando um acidente entre ônibus (do campus) e carro, com helicóptero de salvamento e participação de equipe do Hospital Universitário de Lagarto. Os bombeiros vão realizar o resgate das “vítimas” (alunos calouros e do ensino médio) e levá-los aos cuidados dos “socorristas” (alunos veteranos que já têm conhecimento sobre primeiros socorros). As “vítimas” estarão caracterizadas de acordo com o acidente, com maquiagem específica para esse tipo de simulação.

Como a atividade é voltada para o aprendizado, haverá espaço para discussão das práticas realizadas para observar o que pode ser mudado nos procedimentos, ao longo da atividade, com participação de todos os docentes da área de Habilidades do Departamento de Educação em Saúde.

A ideia surgiu de uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Docente, da Divisão Pedagógica do campus. “Tivemos essa ideia anteriormente, mas por causa da pandemia, ela não foi realizada num primeiro momento. Com a volta do regime presencial, conseguimos fazer a articulação e realizar o evento”, pontua a chefe da Divisão Pedagógica, professora Simone Kameo.

O campus Lagarto é formado pelos Departamentos de Educação em Saúde, Enfermagem,  Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional.

Fonte: Assessoria

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui