• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Saúde lança campanha ‘Vacina Mais Sergipe’ nesta quinta-feira, dia 11

456sdg45ds456g

A Secretaria de Estado da Saúde lançará oficialmente nesta quinta-feira, 11, às 8h30, no Quality Hotel Aracaju, a campanha ‘Vacina Mais Sergipe’. O evento será marcado pela exibição de um vídeo institucional de valorização e incentivo à vacinação, dele participaram representantes de instituições públicas do estado, profissionais da saúde e da comunicação, além de pessoas da sociedade civil.

“A proposta do vídeo foi reunir um grupo plural de pessoas, muitas delas com um trabalho reconhecido no estado em suas áreas de atuação. A partir delas reforçar a importância histórica das nossas vacinas e o quanto precisamos continuar acreditando nelas. A população precisa retomar o hábito de manter o calendário vacinal atualizado para que doenças imunopreviníveis não retornem à nossa realidade”, expôs a Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, no set de filmagens.

Da gravação do produto audiovisual que será divulgado para a população a partir da data do lançamento oficial, aconteceu no início desta semana, entre os dias 08 e 09 de agosto, no auditório do centro administrativo da SES. Além da gestora da Saúde Estadual, participaram de maneira voluntária: Ana Beatriz Lira, enfermeira do Programa Estadual de Imunização da SES; Magna Santana, radialista; Manoel Cabral Machado Neto, procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE); Enock Ribeiro, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE), Ana Jovina, pres. Sociedade Sergipana de Pediatria; Caroline Teixeira, pres. Comissão de Saúde/OAB; Ricardo Gurgel, membro da Sociedade de Pediatria e professor da Universidade Federal de Sergipe; Tereza Cristina Maynard, representante da sociedade civil e Jaqueline Cruz, jornalista.

O presidente do Cosems ratifica que os gestores municipais precisam abraçar fortemente a campanha ‘Vacina Mais Sergipe’. “É importante que todos os secretários do território sergipano estejam engajados para essa atualização para que possamos trabalhar na prevenção e não deixar que volte a paralisia infantil no Brasil e em nosso estado”, destaca Enock Ribeiro.

O procurador-geral do MPSE afirma que aceitou participar do vídeo, sobretudo, para poder ressignificar as informações que desestimulam a população a procurar as unidades de saúde para a vacinação. “Nós estamos vivendo um momento em que as narrativas são completamente divorciadas da realidade e não podemos ficar apenas limitados a aceitar apenas uma narrativa. É importante buscar  as informações dos órgãos que se baseiam na ciência para a solução de problemas de saúde. É preciso que as pessoas compreendam que antes das vacinas o números de óbitos e internações eram muito grande, na pandemia que ainda estamos vivendo foi assim e está provado que a ciência está a favor da vida”, salienta Manoel Cabral.

A jornalista e apresentadora Jaqueline Cruz também acredita que informar a população sobre as vacinas, primando pela verdade e com responsabilidade é o melhor caminho. “É uma campanha que combate as fake news, muita gente acaba, diante de tantas informações equivocadas ou falsas tendo receio de tomar a vacina e sabemos que a vacinação salva vidas e me sinto feliz em contribuir mostrando a verdade sobre as nossas vacinas”, compartilha com gratidão a comunicadora.

Para o representante da Sociedade Sergipana de Pediatria e da UFS, Ricardo Queiroz Gurgel, o Brasil já provou ser uma referência mundial em imunização. “O nosso Programa Nacional de Imunizações é consolidado e respeitado no mundo todo, já conseguiu altas coberturas vacinais. Nós temos agora mais vacinas que são distribuídas para todas as pessoas e as coberturas vacinais estão caindo, isso não pode e não deve acontecer. O risco do surgimento de doenças é muito grande, doenças que estão erradicadas no país voltaram a acontecer e nós temos doenças muito mais sérias como a poliomielite que pode retornar”, expressa com preocupação o pediatra.

SES

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

Deixe uma resposta