Animais de estimação, gatos na maioria das vezes, estão sendo mortos por envenenamento na região da rua Emília Marta de Jesus, no bairro Loiola em Lagarto. A denúncia é de moradores que estão vendo seus animais de estimação morrerem por envenenamento.
Nesta quinta-feira (28), mais um caso foi registrado, a dona do gatinho envenenado ainda tentou socorrê-lo com medicação para desintoxicação do veneno, mas nesta sexta-feira o animal não resistiu e morreu.
Os moradores relatam que ocorreram aproximadamente 10 casos recentemente incluindo cães e gatos, e a suspeita é que alguém esteja envenenado os animais com chumbinho, veneno para matar ratos de uso proibido no Brasil, mas ainda é comprado ilegalmente.
Maus tratos contra cães e gatos é crime
O envenenamento é responsável pela maioria das mortes de cães e gatos superando, inclusive, o número de mortes causadas por atropelamentos. Esse ato criminoso é normalmente praticado por pessoas que desejam se livrar dos animais, sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de sentirem-se incomodadas.
É importante que, logo após o socorro ao animal, caso o dono saiba quem é o responsável pelo envenenamento, que faça um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima a fim de que este seja devidamente punido.
O responsável pode ser enquadrado em vários crimes como Crueldade contra Animais, inclusive ser punido com 2 a 5 anos de reclusão. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
Denúncia de crime contra animais pode ser realizada através do Disque Denúncia no número 181, caso seja algo de extrema urgência, também há a possibilidade de entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190.
Por José Pedro, LagartoComoEuVejo.com.br