Baleias da espécie Jubarte foram avistadas no litoral sergipano, no município da Barra dos Coqueiros, na última sexta-feira, 15. A informação foi confirmada pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA).

Segundo o biólogo da FMA, Rodolfo Alves, do final de julho ao início de outubro, esses registros são comuns no litoral brasileiro, visto que é um período em que a espécie está em transição para reprodução.

Ainda de acordo com Rodolfo, não se pode afirmar com certeza quantos animais chegaram ao nosso litoral, mas a estimativa é que tenha sido de 3 a 5, uma vez que são animais que costumam estar em conjunto.

Cuidados

O biólogo alerta para os riscos de tentar se aproximar desses animais. “Ao ver o animal, não se aproxime, pode tirar foto, mas é importante não se aproximar.  Não só porque é um risco à espécie, mas também por causa do risco que ela pode trazer a vida humana, ainda mais quando se tem a presença de filhotes, visto que, na tentativa de defender o filhote, o animal pode atacar”.

Equipes da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) estão realizando o monitoramento da área e a recomendação, ao notar a presença desses animais, é de entrar em contato com a fundação por meio dos telefones (79) 99130 0026 ou (79) 98134 1776.

Por Luana Maria e Verlane Estácio

(Vídeo: @aracajuagoranoticias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile