• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Mais de 71 alunos da rede estadual foram aprovados no campus da UFS em Lagarto

A rede estadual de ensino continua aprovando mais alunos em cursos do ensino superior. Exemplo disso foi a aprovação de 71 estudantes da rede no processo seletivo vestibular para o Campus Professor Antônio Garcia Filho (Lagarto), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

O resultado foi divulgado na última terça-feira, 24 de maio. Um dos grandes destaques foi o jovem Belmiro Firmino dos Santos Neto, de 17 anos, aluno da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, em Japoatã. Ele é natural de Japaratuba, mas mora em Japoatã há sete anos, com os pais, e começou a estudar na Efal em 2019. Belmiro conquistou uma das 60 vagas do curso de Medicina, sendo aprovado em 8º lugar no grupo de cotas H2, que engloba alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O jovem conta que se preparou bastante para o vestibular e que teve todo o apoio da sua unidade de ensino.

654dfh5dfg6hj4fgj68
Belmiro Firmino, aluno da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, em Japoatã (Foto: Divulgação/ Seduc)

“Eu tenho o sonho de cursar medicina desde pequeno, então, desde que entrei na Efal, os professores sempre me apoiaram e me incentivaram a estudar desde cedo e a me preparar bastante para isso”, conta. Mesmo estudando muito, Belmiro diz que foi uma grande surpresa a sua aprovação. “Por mais segurança e certeza que você possa ter, ver seu nome na lista de algo que você quer há tanto tempo vai ser sempre uma surpresa”. Os seus pais ficaram bastante felizes com o sucesso alcançado, e agora Belmiro já está se preparando para morar em Lagarto, onde se situa o campus da UFS. Sobre o seu futuro na medicina, ele conta que ainda vai decidir. “Eu pretendo me especializar em cirurgia, mas sei que quando começar a ter maior contato com a área posso adquirir novos interesses, então não tenho nada consolidado ainda”, afirmou.

O diretor da sua unidade de ensino, Carlos Wagner dos Santos, comemorou a conquista do aluno. “A aprovação de Belmiro no curso de Medicina da UFS é algo notável, de uma importância que talvez ninguém consiga mensurar neste momento. Trata-se de um estudante de uma escola do campo, única escola família agrícola do estado, além de ser uma escola de educação profissional. A Pedagogia da Alternância e seus instrumentais agem na vida dos estudantes de modo a fortalecer sonhos e transformá-los em projetos de vida, e foi isso que vimos no aluno Belmiro Firmino”, disse ele, ressaltando ainda a importância de todos os envolvidos como professores, pessoal de apoio e familiares.

Desses 71 alunos da rede estadual aprovados na UFS, campus de Lagarto, 48 eram do Curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). A coordenadora do Preuni, professora Gisele Pádua, também comemorou as diversas aprovações. “O nosso curso tem o foco exclusivo na aprovação dos estudantes no Enem. O campus da UFS de Lagarto é bastante cobiçado por causa dos cursos da área de saúde. Nós percebemos que, a cada ano, os alunos estão tendenciando mais a essa área. A gente fica feliz em estar aprovando mais uma quantidade expressiva de alunos no ensino superior. Isso é gratificante e mostra que o nosso trabalho está no caminho certo”, declarou.

SEDUC- Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui