• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Secretário de Estado da Educação visita escolas estaduais em Lagarto e dialoga sobre melhorias adquiridas por meio do Profin

6s5dg4ds56h

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, visitou duas escolas da rede estadual localizadas em Lagarto, na última quinta-feira, 12, os colégios estaduais Sílvio Romero e Doutor Evandro Mendes. Como já é de costume, o gestor verifica condições de infraestrutura, laboratórios de informática e de ciência, questões sobre a alimentação escolar e demais assuntos que são inerentes ao desenvolvimento administrativo e pedagógico da unidade. Outra demanda que tem sido tratada são os recursos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin), a exemplo de como as equipes têm realizado melhorias e avanços na administração das escolas.

Para Modesto, as equipes diretivas da rede estadual têm executado um primoroso trabalho na condução e aplicabilidade dos recursos do Profin, “o que reflete diretamente nas ações internas da unidade, melhorando espaços, visto que são recursos que podem ser aplicados em medidas permanentes, aquisição de equipamentos tecnológicos, mobiliário, kit de material escolar e fardamento, além de serviços pontuais, a exemplo de pequenos reparos, entre outros benefícios. É isso que a gente tem visto em nossas escolas e que muito nos alegra”, disse ele, informando que as unidades de ensino da rede estadual devem estar preparadas para o recebimento de uma nova parcela do programa ainda este ano.

456sadg456ds456g

A primeira escola visitada em Lagarto foi o Colégio Estadual Sílvio Romero, uma das maiores do município, e que tem desenvolvido diversas melhorias a partir dos recursos do Profin. Ao todo, são 1.381 alunos matriculados nos ensinos fundamental, médio e educação profissional. “A presença do secretário em nossa escola nos alegra muito. É o momento em que podemos dialogar, apresentar nossas demandas e ele pode verificar o que temos feito e o que precisamos. Para a gente era um momento esperado que ele conhecesse a escola porque existem alguns pontos que tínhamos o desejo de que ele tomasse conhecimento para que acelerasse algumas etapas, como a nossa reforma que está prevista”, disse a diretora da unidade de ensino, professora Maria Tamires Ribeiro.

Segundo essa diretora, a assistência financeira suplementar deu mais liberdade para as escolas. “Tanto para melhorar espaços, comprar equipamentos, porque antes a gente dependia da Secretaria, e assim as demandas demoravam mais tempo. Hoje o conselho monta o plano e faz todo o processo de aquisição de equipamentos, melhorias de infraestrutura e mobiliário, compra de materiais permanentes, e a gente opta por empresas do município para que a renda fique no município. Então, de certa forma, isso nos dá mais autonomia e, consequentemente, a gente consegue criar novos espaços de convivência, de aprendizagem e a escola torna-se um local mais atrativo. Apesar da estrutura mais antiga e uma necessidade de reforma, temos criado novas possibilidades com um pouco mais de conforto para os nossos alunos”, destacou.

No Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, que também tem desenvolvido melhorias com recursos do Profin, o secretário Josué Modesto dialogou com a equipe diretiva sobre diversas pautas. De acordo com a diretora, professora Solange Dias, a visita do secretário estadual também foi muito aguardada pela comunidade. “A gente fica feliz com essa atenção que ele proporciona às escolas estaduais, sentimo-nos acolhidos e percebidos pela gestão. Toda essa atenção também pode ser percebida com a ajuda financeira que recebemos por meio do Profin, que muito tem nos dado autonomia. Com esse dinheiro realizamos pintura de todo o nosso prédio, compramos novos equipamentos para todas as salas de aula, mobiliários, como cadeiras, distribuímos materiais escolares, fardamento. Tem sido um recurso muito importante para nós”, concluiu.

SEDUC – Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura
PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

Deixe uma resposta