Supermercado Couto

Após retorno presencial, estudantes exploram as áreas verdes do IFS Campus Lagarto

Ao frequentar os espaços naturais da instituição, comunidade estudantil aproveita para fazer uma pausa na rotina de estudos e recarregar as energias na companhia de colegas de turma

Estudantes aproveitam os horários vagos para bater um bom papo com colegas (Foto: Demóstenes Varjão)

Com o retorno presencial das aulas em março deste ano, depois de mais de dois anos de atividades remotas em função da pandemia causada pela Covid-19, os estudantes do Campus Lagarto têm buscado explorar as áreas verdes da instituição no dia a dia de aulas. Seja para socializar com colegas, seja aproveitar os elementos naturais do espaço escolar, o fato é que os horários vagos se tornaram uma boa oportunidade para a comunidade estudantil literalmente ir além das paredes das salas de aulas e laboratórios.

A verdade é que as paisagens, que já são bonitas por si sós, têm estado ainda mais convidativas nesse período de mudança de estações. As folhas no chão, as sombras das árvores e o clima relativamente ameno compõem o cenário ideal para todos darem uma pausa na rotina muitas vezes cansativa e respirarem o ar natural, recarregando as energias para a volta às tarefas acadêmicas. Por vezes, esses elementos podem passar despercebidos, mas alguns estudantes já resolveram sair do automático e passaram a olhar o campus por uma outra perspectiva.

Ketlhen (à esquerda) e Gisele (à direita) são colegas de turma e usam os momentos de folga para explorar os elementos naturais do campus (Foto: Demóstenes Varjão)

A aluna Gisele Silva, por exemplo, do curso de Redes de Computadores, ingressou no Campus Lagarto neste ano e já percebeu que os ambientes naturais são um dos pontos fortes da instituição. “Para mim, as interações nos ambientes naturais ou até mesmo na vivência são muito importantes, porque assim os estudantes melhoram a convivência no campus, interagindo entre si, criando laços uns com os outros e tornando o espaço da escola mais confortável para todos”, destaca a aluna, que afirma, ainda, estar gostando da rotina da nova escola: “Me sinto em casa, mesmo estando em um local de aprendizagem”.

Há ainda aqueles que se valem das horas vagas para jogar a boa e velha dama (Foto: Demóstenes Varjão)

Todos sabem que a opção pelo uso das áreas de ventilação natural é uma boa escolha por conta ainda dos cuidados referentes à Covid-19. Porém, para a enfermeira Carla Mendonça, do Núcleo de Saúde Escolar, os pontos positivos desses espaços vão muito além. “Com o retorno das atividades presenciais, todos estão precisando se adaptar novamente à rotina de estudos e é necessário encontrar meios que possam diminuir o nível de estresse e ansiedade que temos presenciado nesse momento. O contato com ambientes abertos e com a natureza é, sem dúvida, um elemento terapêutico, ainda mais depois de tanto tempo de isolamento”, afirma a servidora, que finaliza listando apenas alguns efeitos desse contato: “Reduz a fadiga, promove o relaxamento e melhora o humor, impactando positivamente na saúde física e mental”.

Fonte: IFS

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui