Supermercado Couto

Eleições 2022: conheça quatro aplicativos da Justiça Eleitoral

No último dia 4 de maio chegou o final da série “Quatro”, iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para destacar informações e prazos relacionados ao título de eleitor. A reportagem de encerramento mostra quatro aplicativos da Justiça Eleitoral (JE) com os quais a eleitora e o eleitor podem contar para o pleito deste ano: e-Título, Boletim na Mão, Resultados e Pardal.

Desde o dia 25, o Portal do TSE vem publicando textos especiais para transmitir, com uma linguagem ainda mais simples, informações importantes para que todos possam participar das Eleições 2022 com paz, segurança e confiança.

Baixe logo os aplicativos descritos abaixo e fique conectado com a Justiça Eleitoral.

e-Título

O e-Título consiste na via digital do título eleitoral. O app informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. O aplicativo permite emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Esses documentos podem ser obtidos a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição. As eleitoras e os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia da votação poderão utilizar o e-Título para justificar a ausência.

Boletim na Mão

Por meio do aplicativo Boletim na Mão, qualquer cidadã ou cidadão pode conhecer os resultados apurados nas urnas diretamente do celular. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o app fornece, de forma rápida e segura, todo o conteúdo dos Boletins de Urna (BU) impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral. O BU é o documento que contém o total dos votos recebidos pelos candidatos em cada seção.

Resultados

O aplicativo Resultados permite acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil a partir da consulta por nome da candidata ou do candidato. Ele também informa quem foi eleito e quem foi para o segundo turno.

Pardal

O objetivo do Pardal é incentivar as cidadãs e os cidadãos a trabalharem como fiscais da eleição no combate à propaganda eleitoral irregular. O aplicativo possibilita fazer a denúncia em tempo real. Após baixar a ferramenta, você pode fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral. Entre as situações que podem ser denunciadas estão a prática de propaganda irregular e a participação de algum servidor público em um ato de campanha durante o horário de expediente.

Fonte: TSE

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui