• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Cristo Redentor: Deputados reconhecem monumento como Patrimônio Histórico

6d54sfhg456df4h

Os deputados estaduais aprovaram em sessão mista na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei Nº 21/2021 de autoria do deputado Ibrain Monteiro (PSC), que declara o Cristo Redentor, situado no município de São Cristóvão, Patrimônio Histórico, Cultural e Material do Estado de Sergipe.

Pertence à ‘Cidade Mãe de Sergipe’ a mais antiga escultura com a imagem do Cristo Redentor em todo o país. No documento, o parlamentar lembra que no ano de 1926 foi inaugurado o Cristo Redentor na Colina de São Gonçalo, em São Cristóvão, o qual, segundo pesquisadores da Faculdade de Belas Artes de São Paulo é o mais antigo e original, pois diverge da matriz carioca.

“O Cristo Redentor sergipano foi construído entre os anos de 1924 e 1926, na Colina São Gonçalo, tem 16 metros de altura e fica a dois km do Centro Histórico da cidade de São Cristóvão. A obra foi encomendada pelo Governo de Graccho Cardoso (1922/1926), ao arquiteto Bellando Belandi. Seus dois braços não estão completamente abertos, mas demonstram uma ternura de quem chama para um abraço”, destaca o texto, lembrando que até meados da década de 1980, o Cristo era um legítimo atrativo turístico da cidade histórica, além de proporcionar o lazer das famílias, festas populares, excursões escolares e missas campais.

Revitalização

Na ideia de preservar o monumento e fortalecer o turismo, a prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realiza obra de revitalização do Cristo Redentor que terá ainda um restaurante panorâmico fazendo parte do novo visual do local.

O arquiteto e urbanista Tiago Nascimento, criador do projeto que dará vida ao novo Cristo Redentor, mencionou a importância histórica do local que completará 100 anos em 2026.  “Trata-se de um monumento quase centenário que por muito tempo teve uma importância religiosa e econômica para a cidade. Com a requalificação, a movimentação local não será condicionada a eventos religiosos, pois terá um restaurante que permitirá uma maior permanência dos visitantes contribuindo para a segurança do espaço, além do box policial”, concluiu.

Com informações da Prefeitura de São Cristóvão
Foto: Dani Santos

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

Deixe uma resposta