Otimizar o atendimento prestado aos usuários da unidade hospitalar. Esse é um dos objetivos do Curso de Qualificação do Acolhimento do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS-Ebserh), envolvendo inicialmente colaboradores que atuam na recepção e posteriormente no setor de acolhimento e classificação de risco do hospital.

A metodologia adotada na capacitação pressupõe a aprendizagem significativa a partir de aplicação de dinâmicas e exemplificação de casos ocorridos dentro do serviço de saúde, contemplando ainda a entrega de manual de orientações e direcionamentos. A iniciativa envolve a Unidade de Atenção Psicossocial, a Unidade de Hotelaria e o Setor de Logística da unidade hospitalar.

O treinamento visa ainda qualificar o atendimento aos órgãos externos que têm interface de atuação com os serviços prestados pelo HUL; discutir especificidades que envolvem o atendimento a idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência; e proporcionar conhecimentos relacionados à Política Nacional de Humanização (PNH), preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Qualificação do atendimento

“O curso é uma proposta de qualificação das ações dos atores envolvidos no processo de atendimento inicial aos nossos usuários”, enfatiza Aline Alves, chefe da Unidade de Atenção Psicossocial. “O que queremos na prática é oferecer ao usuário a experiência da escuta com qualidade e empatia desde a porta de entrada do serviço, inclusive quanto à resolução de demandas e necessidades especificas que porventura apresentem, fortalecendo assim as relações entre o hospital e a comunidade”, reforça.

“O treinamento veio esclarecer de forma objetiva e acessível as funcionalidades da instituição hospitalar com conteúdos apropriados e esclarecedores, visando profissionais capacitados e preparados para melhor atendimento ao público”, destaca Patrícia Hilário de Sandes, recepcionista do HUL e uma das participantes do treinamento. “Parabenizo toda a equipe, em especial a Assistência Social pelo treinamento; que outros aconteçam”, observa.

Atendimento a grupos vulneráveis

“Realizar esse curso foi muito importante para alinharmos o acolhimento, dirimir dúvidas de fluxos, grupos prioritários, para assim realizarmos uma recepção melhor aos usuários que buscam o serviço necessitando de orientações e direcionamentos”, ressalta Cibele Ferreira Cézar, assistente social do HUL. “Acredito que esse espaço de diálogo e de aperfeiçoamento deve ser contínuo e fazer parte de todos os serviços do SUS”, complementa.

“Outro objetivo foi a abordagem do atendimento às pessoas que fazem parte de grupos vulneráveis (idosos, PCD, crianças e adolescentes, mulheres e comunidade LGBTQIA+), no sentido de disseminarmos conhecimentos específicos acerca do atendimento a esses usuários”, explica por sua vez Sandra Gomes Garcia, assistente social do hospital. “Sentimos a necessidade do aprimoramento da qualidade e da humanização nos atendimentos prestados pelo HUL através desses profissionais tão importantes, que atuam na porta de entrada do hospital, diz.

Assessoria

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