• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Alese reconhece a Empada de Aratu de Terra Caída como patrimônio do povo de Sergipe

Empada de Aratu

A empadinha de aratu do povoado Terra Caída, no município de Indiaroba, foi declarada patrimônio cultural imaterial do estado de Sergipe. Em votação realizada na manhã desta terça-feira, 7, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por unanimidade, os deputados presentes aprovaram o Projeto de Lei 277/2021, de autoria do deputado Iran Barbosa, com essa finalidade. O PL segue agora para sanção do governador Belivaldo Chagas.

Produzida há mais de 50 anos pelo mestre na culinária popular Pascásio Custódio da Costa, 85 anos, a empadinha de aratu é o prato mais atrativo do Restaurante Frutos do Mar, de sua propriedade, que funciona próximo à rampa de embarque para a balsa que faz a travessia do Rio Piauí. Feita com catados do crustáceo aratu, presente na região, a iguaria, de preparo próprio e sabor único e marcante, é reconhecida no litoral sul do estado e é um dos grandes atrativos culinários para os turistas e visitantes que passam pelo povoado Terra Caída.

“Quem já teve a oportunidade de provar essa empadinha produzida pelo senhor Pascásio, reconhece logo que se trata de uma verdadeira maravilha gastronômica. Pela singularidade no seu modo de fazer, por seu sabor único e por sua identidade como um prato da culinária daquela comunidade pesqueira, compreendemos que é merecido o reconhecimento desta empada de aratu como um patrimônio da nossa cultura e que deve ser preservado e passado para as próximas gerações. Agradeço aos colegas parlamentares pela aprovação unânime dessa proposta”, afirmou o deputado Iran Barbosa.

Por Assessoria

PUBLICIDADE
  • Minas Telecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui