• Supermercado Couto Lagarto - O melhor supemercado da região bem pertinho de você

Uma doação de sangue gera quatro bolsas de componentes sanguíneos

No processo de doação, cada pessoa pode doar no máximo 450 mililitros de sangue, classificado como sangue total. Este é um procedimento padronizado por critérios técnicos do Ministério da Saúde (MS) e que o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) segue.

Por meio dessa bolsa total, o sangue vai para o laboratório de produção e, com técnicas específicas de centrifugação, o sangue é fracionado em até quatro componentes: Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma Fresco Congelado e Crioprecipitado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do LCEV no WhatsApp

Cada um desses derivados do sangue atende tratamentos de saúde distintos, porém os mais solicitados são o Concentrado de Hemácias e de Plaquetas. Ambos têm validades diferenciadas, o primeiro até 42 dias e o segundo até cinco dias.

Atendimentos

De acordo com o biomédico Jandson Marques, que trabalha na gerência da Hemorrede do Hemose, esses dois componentes sanguíneos são utilizados nos hospitais, para auxiliar o tratamento das patologias que provocam as anemias e baixa de plaquetas.

O biomédico cita ainda que as plaquetas desempenham uma função essencial nos tratamentos das viroses que causam a baixa desse componente na corrente sanguínea do paciente.

“A mais conhecida é a dengue grave. A depender do quadro clínico, o paciente pode precisar receber a transfusão de, no mínimo, cinco unidades de plaquetas”, informa Jadson. “A doação de sangue entre as pessoas deve ser uma prática rotineira”, incentiva.

Regularidade nas doações

O Hemocentro de Sergipe distribui sangue e seus derivados para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar do Estado. Por isso, a assistente social Adineuza Ribeiro destaca a necessidade de doadores regulares. “Não adianta ter um grande volume de doações num momento específico e pontual e no restante da semana ou do mês não ter doadores. O sangue é um produto perecível que tem validade”, ressalta.

Para doar basta estar saudável, ter idade de 16 a 69 anos, peso superior a 50 quilos, comparecer à unidade bem alimentado com documento oficial original. Para informações, é possível entrar em contato com o telefone (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: SES

Deixe seu comentário