Compartilhar noções básicas de primeiros socorros com alunos de escolas públicas municipais do Ensino Básico de Lagarto. Esse é o propósito do projeto Suporte Básico de Vida nas Escolas, que está sendo desenvolvido pelo HUL-UFS/Ebserh em parceria com o Campus UFS Lagarto e com a Secretaria Municipal de Educação de Lagarto.
O público-alvo são estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Básico. O projeto contou até agora com a participação de estudantes e colaboradores da Escola Municipal Luiza Pereira do Nascimento Rodrigues, da Escola Municipal Dr Sílvio Cesar Leite (povoado Itaperinha dos Gatos) e da Escola Paulo Rodrigues do Nascimento.
“Através dessa iniciativa estamos proporcionando noções básicas de como atuar em vítimas de paradas cardíacas de forma simples, didática e prática”, observa José Lucas dos Santos, da unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico do HUL-UFS. “Uma simples atitude salva vidas! É isso que queremos propagar para os jovens das escolas”, reforça.
São propósitos da iniciativa melhorar a qualidade do atendimento inicial provido por leigos a vítimas de mal súbito em ambientes extra-hospitalares; despertar nas escolas uma cultura de sensibilização e atitude diante de emergências médicas; reconhecer e atuar em uma parada cardiorrespiratória; e treinar a técnica básica de reanimação cardiopulmonar de modo eficiente e seguro.
Para Roberto Wagner, chefe do setor de Gestão do Ensino da unidade hospitalar, interagir com os estudantes nas escolas reforça o compromisso da unidade hospitalar e da universidade com a comunidade. “Levando conhecimento prático e útil para a atenção à saúde das comunidades, haja vista que as crianças e adolescentes podem atuar como multiplicadores no seio familiar”, ressalta. “Além de aproximar as instituições da comunidade, amplia o sentimento de integração entre o ensino, a assistência e a função social da saúde”, complementa.
“A ação do suporte básico de vida tem por objetivo levar esse conhecimento aos alunos do ensino básico das escolas municipais, pois eles serão multiplicadores na família e na comunidade. O SBV traz a real possibilidade de que demonstremos como os profissionais da saúde atuam”, observa por sua vez Evelyn de Oliveira Machado, gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Lagarto. “O HUL está a serviço da sociedade e garantir o direito à saúde vai além de prestar assistência, é também proporcionar educação em saúde”, diz. “Desse modo, podemos estar mais próximos dos alunos, da sociedade e a cada dia mais integrados com as reais necessidades e cuidado que a população necessita”, finaliza.
Assessoria