O projeto faz parte do plano de governo e está na fase dos estudos preliminares, escolha do local adequado e da fonte de recursos para a construção
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), pretende construir um parque de vaquejada estadual. No último sábado, 21, a secretária Mariana Dantas e a equipe técnica visitaram o Haras Fábio Libório, na cidade de Lagarto, e participaram da 19ª Etapa Circuito ASQM 2023 para conhecer a estrutura e entender o funcionamento durante um grande evento.
Nesta etapa de estudos técnicos de viabilidade, a equipe pode conhecer toda a estrutura do Haras FL, entender o funcionamento e presenciar a realização de uma vaquejada, que consiste em uma modalidade esportiva onde dois cavaleiros pegam bois soltos em uma arena, puxam pela cauda e derrubam numa área sinalizada com até 10 metros.
A visita técnica foi acompanhada pelo proprietário do Haras FL, o empresário Fábio Libório, o presidente da Associação Sergipana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ASQM), Maurício Oliveira, e o arquiteto equestre que construiu a estrutura, Diego Brandão. Eles apresentaram toda a área necessária para o funcionamento do parque de vaquejada, como a arena, os piquetes, o palco, sanitários, currais, área de exposição de animais, administração e arquibancadas.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destacou o processo que precisa ser percorrido até a efetiva construção do parque. “Estamos fazendo os estudos preliminares para entender o que é e como funciona um parque de vaquejada. Fizemos essa visita técnica para conhecer bem a estrutura e vê-la funcionando durante um grande evento, como a Etapa Circuito da ASQM. Fomos muito bem recebidos e pudemos conhecer bem a estrutura e o funcionamento. Agora, vamos escolher o local ideal e a fonte de recurso para, em seguida, lançar um edital de licitação e começar a construção do primeiro parque de vaquejada estadual de Sergipe”, afirmou a secretária.