O município de Tobias Barreto enfrenta uma situação de emergência devido à escassez de chuvas. O decreto que oficializa essa situação foi publicado no Diário Oficial do município nesta quarta-feira, dia 14, e terá validade por 180 dias.
De acordo com o decreto, as chuvas registradas na região não foram suficientes para suprir as necessidades da população, especialmente nas áreas rurais, povoados e assentamentos que não possuem acesso a sistemas de abastecimento de água.
O município foi classificado no nível II de intensidade de desastres, conforme a resolução nº 3 da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COPDEC).
Em comunicado, a Prefeitura de Tobias Barreto destacou que algumas localidades rurais do município enfrentam falta de água adequada para o consumo humano ao longo de todo o ano, mesmo durante os períodos de chuvas.
O município reiterou, por meio do decreto, a parceria estabelecida com o Governo Federal para garantir o abastecimento de água tratada nessas regiões por meio de caminhões-pipa. O decreto, baseado em avaliações técnicas da EMDAGRO, Defesa Civil, ITPS, Vigilância Sanitária e Secretaria de Assistência Social, tem como objetivo garantir que, em qualquer época do ano, não haja falta de água tratada para os residentes rurais.
Com informações do Infonet