Mais de 208 mil vagas estão disponíveis para a rede estadual de ensino nos 75 municípios de Sergipe. A campanha de matrícula foi lançada nesta quinta-feira, 19, com a presença do governador Fábio Mitidieri e do vice e secretário de Educação, Zezinho Sobral. A matrícula da rede estadual vai de 23 de janeiro a 10 de fevereiro, dividida em três fases. A primeira é para renovação automática dos alunos já matriculados na rede e vai até 27 de janeiro; a segunda é voltada para transferência interna entre escolas da rede estadual e vai de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, por meio do Portal Matrícula Online; a terceira é para novos alunos e ocorrerá de 6 a 10 de fevereiro.
De acordo com a Secretaria de Educação, as matrículas online da segunda e terceira fases serão realizadas no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, no portal matriculaonline.seduc.se.gov.br. Com 320 escolas estaduais, o processo de matrícula nas escolas da Rede Pública Estadual é contínuo durante todo o decurso do ano letivo, enquanto houver vaga disponível. Já o ano letivo terá início dia 23 de fevereiro.
Fábio fez questão de comparecer à abertura da campanha para reforçar o compromisso que o atual governo tem de fazer Sergipe avançar através da educação. Além disso, ele também quis conhecer de perto as instalações e estrutura do Centro de Excelência Leandro Maciel, situado no bairro Ponto Novo, onde ocorreu o lançamento. “Além de enviar recursos, dar a estrutura necessária e valorizar os professores, tem que haver uma aproximação do Governo do Estado com a sociedade, a população, os alunos e a juventude. A nossa relação tem que ser cada vez mais próxima”, ressaltou Fábio, destacando a excelência do modelo de ensino integral utilizado no Centro de Excelência, se comprometendo a ampliá-lo nas demais escolas de Sergipe, e informando que o estado é o 4º no Brasil em implantação de ensino integral. Em 2023, o Governo alcançará a meta de 100 escolas.
O governador também falou sobre a importância da relação da comunidade com a escola. “É fundamental que seja uma relação cada vez mais de comunhão e integração para que a comunidade entenda que a escola faz parte dela, pois na hora que houver esse reconhecimento a comunidade se integra, cuida e faz com que a escola possa continuar bonita como está hoje”, frisou Fábio, ressaltando a competência do vice Zezinho para estar conduzindo essa pasta.
“A educação é a maior de todas as missões. Por isso, a educação dos nossos jovens, do nosso povo é compromisso nosso, pois a sociedade se desenvolve quando promovemos uma educação de qualidade. E você, Zezinho, fará um grande trabalho porque vai ter o suporte do Governo do Estado ao seu lado para fazer com que a educação seja instrumento de transformação do nosso povo. Estive recentemente no Congresso e o vice-presidente Geraldo Alckmin disse uma frase que eu guardei. Ele dizia: ‘O futuro começa agora. E ele se chama juventude’. E que seja assim no nosso governo. Conte comigo”, afirmou, informando que uma de suas propostas é inserir psicólogos e assistentes sociais nas escolas.
O vice-governador e secretário da Educação e Cultura, Zezinho Sobral, disse que todo o trabalho de planejamento tem sido executado da melhor forma possível e reforçou que lugar de criança é na escola, pois é por meio da sala de aula que surgem as oportunidades de transformação dos jovens. “É uma alegria imensa ter o governador Fábio Mitidieri aqui presente nesse momento tão especial para a população sergipana. A sua presença, governador, é uma honra e demonstra com clareza a sua preocupação, o seu compromisso, a sua responsabilidade com o futuro de Sergipe”, pontuou Zezinho.
Acesso à matrícula
Diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliações Educacionais da Seduc, Jonielly Cruz explica que, caso o usuário tenha dificuldade para acessar o Portal da Matrícula e não tiver meios tecnológicos, as escolas da Rede Pública Estadual disponibilizarão à comunidade os seus laboratórios de informática, servidores e outros equipamentos, em seus horários de funcionamento. “Também estará à disposição o telefone 0800 285 5321 e o atendimento online disponível no portal da matrícula, para tirar as dúvidas em tempo real, no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira”, explicou.
Organização
Júlio César dos Santos tem 19 anos e é aluno do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Excelência Leandro Maciel. Ele estuda na escola há três anos, mas desde pequeno é estudante da rede estadual. “Os professores são bons e nos acolhem muito bem e estou achando a matrícula muito organizada”, contou Júlio que, no futuro, deseja cursar Educação Física para se tornar professor.
Fonte: Seduc