Sergipe entra em novo alerta para chuvas e ventos intensos neste fim de semana

A Defesa Civil de Sergipe renovou o aviso meteorológico e alerta para a possibilidade de chuvas moderadas a intensas em todo o estado neste sábado (21) e domingo (22). A previsão também indica ventos fortes e ocorrência de trovoadas. Na sexta-feira (20), houve registro de chuva de granizo no município de Porto da Folha.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), o acumulado pode ultrapassar 50 milímetros por dia, com ventos variando entre 40 e 60 km/h, além de descargas elétricas. As regiões do agreste e do sertão apresentam maior potencial para volumes mais elevados de chuva.

✅ Clique aqui para seguir o canal do LCEV no WhatsApp

As instabilidades estão relacionadas à borda de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), reforçadas pelo aquecimento, pela umidade vinda do Oceano Atlântico e pelos altos índices de umidade na atmosfera.

Acumulados já registrados

Segundo a Semac, as chuvas entre quinta-feira (19) e o início da manhã deste sábado já provocaram acumulados expressivos em diversas regiões, principalmente no interior do estado.

O maior volume foi registrado em Poço Verde, com 86,2 milímetros (mm). Também apresentaram índices elevados os municípios de Campo do Brito (65,3 mm), Frei Paulo (61,2 mm), Simão Dias (53,0 mm) e Nossa Senhora da Glória (44,1 mm), com maior concentração no agreste, centro-sul e alto sertão.

Outras cidades também tiveram volumes relevantes, como Porto da Folha (39,2 mm), Itabaianinha (35,3 mm) e Itabaiana (28,2 mm). Já na Grande Aracaju e no litoral, as chuvas foram mais irregulares e com menores acumulados.

Recomendações de segurança

Por conta das condições climáticas, a orientação é que a população:

  • Evite transitar por áreas alagadas ou inundadas;
  • Não atravesse rios, riachos ou córregos, mesmo que aparentem pouca profundidade;
  • Não se abrigue próximo a marquises, placas ou letreiros;
  • Evite permanecer debaixo de árvores;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão, placas ou árvores;
  • Durante descargas elétricas, evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, o telefone do Corpo de Bombeiros é 193.

Publicidade Descrição do banner

Deixe seu comentário