
Uma moradora de Lagarto denunciou que uma paciente teria recebido medicamentos vencidos no posto de saúde do bairro Matinha. Segundo o relato, a mulher — que é hipertensa e analfabeta — retirou o remédio no dia 10 de outubro e só percebeu que o lote estava vencido após apresentar reações como dor no estômago e diarreia.
Ainda de acordo com a denúncia, ao retornar ao posto na última sexta-feira, ela teria recebido novas cartelas do mesmo medicamento, também com data de validade expirada. A denunciante afirma que uma funcionária do local teria dito que “não há problema em tomar remédio vencido”.
O caso gerou revolta entre moradores, que pedem uma apuração por parte da Secretaria Municipal de Saúde para evitar que situações semelhantes ocorram com outros pacientes.
A administração municipal se manifestou por meio de nota enviada ao LagartoComoEuVejo.com.br, reconhecendo a ocorrência e informando as medidas adotadas.
NOTA
A Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto informa que procurou a paciente após o relato divulgado por ela nas redes sociais, a fim de realizar a troca da medicação e ajustar a situação diretamente com a usuária, além de encaminha-la para atendimento médico.
A Secretaria reconhece a falha, lamenta profundamente o ocorrido e determinou a abertura imediata de uma sindicância interna para apurar todos os fatos, identificar responsabilidades e reforçar os protocolos de segurança, controle e conferência de medicamentos em toda a rede municipal.
Como medida inicial, a funcionária envolvida foi remanejada de setor enquanto o procedimento administrativo segue em andamento.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto reafirma seu compromisso com a segurança, o cuidado humanizado e o respeito à população, e informa que todas as providências necessárias estão sendo adotadas para evitar que situações como esta se repitam.
Por LagartoComoEuVejo.com.br





