
A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), lançou o Programa Agro Mais Lagarto, com o objetivo de incentivar a pecuária leiteira e a produção de ovos caipira no município.
O projeto prevê a doação de 400 novilhas prenhas e 2.500 pintainhas de galinhas poedeiras, por meio de sorteio. Serão contemplados 200 produtores com duas novilhas cada e 50 produtores com 50 pintainhas cada.
As inscrições seguem abertas até o dia 31 de agosto e devem ser feitas na sede da Semagri, localizada na Avenida Rotary, nº 134. É necessário apresentar documento pessoal, documento da terra, ficha sanitária e comprovante de residência.
Entre os critérios avaliados estão: estar adimplente no órgão de defesa sanitária, ter a documentação da terra regularizada, residir no município, possuir aptidão para a produção de leite ou ovos e ser pequeno ou médio produtor.
“Me cadastrei porque tenho interesse em aumentar a minha renda. Apesar de ter feito o cadastro para ganhar vacas e galinhas, tenho mais preferência pelas vacas, porque sei que, se for sorteado, isso representará uma boa fonte de renda para mim. O que a prefeitura está fazendo é um incentivo, pois, se eu fosse comprar uma vaca boa, ela custaria cerca de R$10 mil, e as duas chegariam a R$20 mil. Se eu tiver sorte, já não vou precisar trabalhar para conseguir esse dinheiro”, conta.
De acordo com as regras, os contemplados com as vacas deverão devolver duas bezerras fêmeas ao programa no período de dois anos, após os partos. Caso nasça bezerro macho, o produtor aguardará o nascimento de uma fêmea para cumprir a obrigação. As bezerras devolvidas serão repassadas a outros agricultores, ampliando o alcance do programa. Já os beneficiados com as galinhas não precisarão devolver filhotes.
Além da doação dos animais, os produtores receberão assistência técnica gratuita da equipe de veterinários da Semagri. Segundo o médico veterinário Tarcísio Libório, a iniciativa busca introduzir raças leiteiras adaptadas ao clima local e pode elevar em até 20% a renda dos contemplados.
Por LCEV, com informações da Prefeitura de Lagarto