
Uma moradora do bairro Cidade Nova, em Lagarto, viveu momentos de susto na noite desta quarta-feira (24), ao encontrar uma jiboia dentro do banheiro de sua residência. O caso aconteceu por volta das 19h, na localidade conhecida como Campo do Galo Assanhado, nos fundos da empresa Maratá Copos, no bairro Cidade Nova, em Lagarto.
Horas antes, uma cobra da mesma espécie havia sido vista atravessando uma rua nas proximidades. Populares registraram a cena e acionaram uma equipe de resgate, mas ao chegarem ao local, eles não conseguiram localizar o animal. É possível que se trate da mesma jiboia, que mais tarde foi encontrada dentro do imóvel.
Após o novo avistamento, o Corpo de Bombeiros foi chamado e realizou a captura com segurança.
Segundo relatos de moradores, casos como esse têm sido frequentes na região. No mês passado, um vizinho encontrou uma jiboia ainda maior dentro de um galinheiro. A comunidade aponta a grande quantidade de mato nos arredores como um dos motivos para o surgimento desses animais e pede que providências sejam tomadas, como a limpeza do terreno com máquinas, já que há muitas crianças no entorno.
Embora não seja peçonhenta, a jiboia pode reagir se for tocada ou acuada, o que representa risco principalmente para crianças e animais de estimação.
A orientação é que, ao avistar uma jiboia — especialmente em áreas residenciais — os moradores acionem o Corpo de Bombeiros, órgãos ambientais ou equipes de resgate habilitadas. Esse tipo de cobra, por natureza, não oferece risco direto aos humanos, mas deve ser manejado com cuidado por profissionais.