Pega de Boi no Mato, Cavalgada e Vaquejada são reconhecidas como práticas esportivas e culturais em Sergipe

Vaquejada em Lagarto, Capital Nacional deste esporte – Foto: Allan Damasceno

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, sancionou nesta quinta-feira (24) a lei  Projeto de Lei nº 97/2025 que regulamenta a Pega de Boi no Mato, a Cavalgada e a Vaquejada como práticas esportivas e culturais no estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial e representa um marco para os defensores dessas manifestações tradicionais do sertão nordestino.

A nova legislação autoriza a realização dos eventos tanto na modalidade amadora quanto profissional, organizados por entidades públicas ou privadas, desde que sejam garantidas condições de segurança para os participantes e para os animais envolvidos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do LCEV no WhatsApp

Entre as exigências estabelecidas pela lei, está a proibição da participação de animais com ferimentos, sangramentos ou que possuam chifres, visando a proteção e o bem-estar dos bichos durante as competições.

O projeto foi de autoria do deputado estadual Neto Batalha (PP) e foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no dia 5 de junho.

Com a sanção, Sergipe se junta a outros estados do Nordeste que reconhecem oficialmente essas práticas como parte do patrimônio cultural e esportivo regional.

Foto: Canindé Soares

Deixe seu comentário